Meditação © Amplo Publications

10 de dezembro de 2015

Cuidado Com Alexandre

O apóstolo incumbiu Timóteo, na sua primeira carta, com a responsabilidade de combater o bom combate mantendo a fé e a boa consciência, pois alguns tendo rejeitado a boa consciência naufragaram na fé e cita que “dentre esses se contam Himeneu e Alexandre, os quais entregou a Satanás, para serem castigados, a fim de não mais blasfemarem” [I Tm 1.18-20].  Na sua segunda epístola pastoral o assunto voltou a ser narrado, mas desta vez o apóstolo disse que “Alexandre, o latoeiro, causou-lhe muitos males” [II Tm 4.14].



Alguns comentários dizem que Alexandre não aguentou as pressões da perseguição e chutou o balde, inclusive testemunhou negativamente no tribunal contra o apóstolo e seu ministério. Por isso, Paulo fala que ele lhe causou muitos males, e afirma: “O Senhor lhe dará a paga segundo as suas obras”.



Tenho constatado que ainda, dentro das fileiras da igreja, existem muitos “alexandres” causando o mal para pastores e para o evangelho. São pessoas que outrora estavam nos cultos, sentados nos bancos louvando a Deus, empolgados com o ensino da palavra, mas por “não terem raiz em si mesmos, em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam” [ Mt 13.21].



Ninguém gosta de ser alvo de difamação, calúnia ou injúria. Mas, se isto aconteceu com o apóstolo não é de se estranhar que venha acontecer conosco também. Por isso, o meu conselho é para que fiquemos firmes na fé, esforçando-nos para manter a consciência pura diante de Deus e dos homens [At 24.16] e deixando os “alexandres” nas mãos do nosso Deus que no devido tempo trará seu julgamento e “dará a paga segundo as obras destes”.

pr. sebastião machado pr. Thomas tronco

9 de dezembro de 2015

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior A Preguiça não Prospera