Meditação © Amplo Publications

10 de julho de 2015

Purificador de Cristãos

O profeta Malaquias disse que o Deus da justiça um dia virá, mas quem suportará o dia da sua vinda? Especificamente em Ml 3.3, ele diz: “Ele se assentará como um refinador e purificar de prata; purificará os levitas e os refinará como ouro e prata”. Esse versículo bíblico intrigou algumas mulheres de um estudo bíblico e elas ficaram pensando o que essa afirmação significava em relação ao caráter e a natureza de Deus1. Uma das senhoras se ofereceu para conhecer o processo de refinamento da prata para explicar no próximo estudo bíblico. Naquela semana, a mulher ligou para um ourives e marcou um horário para assisti-lo trabalhar. Ela não mencionou a razão, mas disse estar curiosa para conhecer o processo.


Aquela senhora chegou no horário combinado e começou a assistir o trabalho do ourives. Ele pegou um cadinho, colocou um pedaço de prata e o segurou sobre o fogo, deixando-o esquentar. Então, explicou que, no processo de refinamento, é preciso segurar o cadinho bem no centro da chama, onde é mais quente, para queimar as impurezas da prata.


Os pensamentos daquela mulher se voltaram para Deus. Ela começou a refletir sobre as inúmeras situações “quentes” sobre as quais Deus coloca seus filhos a fim de purifica-los. As aflições e provações são as chamas que Deus usa para refinar cada um de nós à sua imagem e semelhança. Então, ela pensou novamente no versículo: 'Ele se assentará como um refinador e purificador de prata'.


A mulher perguntou para o artesão se ele tinha mesmo que ficar sentado o tempo todo na frente do fogo enquanto a prata estava sendo refinada.  Ele disse que sim: E que não somente tinha que ficar lá, segurando a prata, mas que também precisava manter seus olhos atentos durante o tempo em que a prata estivesse nas chamas. Se a prata ficasse um minuto a mais no fogo, seria destruída. A mulher ficou em silêncio por um momento e depois perguntou: 'Como o senhor sabe que a prata está totalmente refinada?' O artesão sorriu e disse: 'Ah, isso é fácil... Ela fica pronta quando eu vejo minha imagem refletida nela'.


Deus nos “predestinou para sermos conformados à imagem de seu Filho”2 . Por causa do pecado nossa natureza tem muitas impurezas que precisam ser retiradas. Por isso, se hoje você estiver sentindo o calor do fogo das provações, lembre-se que os olhos de Deus estão sobre você atentamente e Ele vai ficar de prontidão cuidando para que o fogo não te queime, até que Ele veja Sua imagem em você. Portanto, não desanime! O fogo de Deus tem um propósito e se ele estiver muito quente creia que, no final do processo, você estará totalmente 'refinado'.


1 Adaptação de uma Estória ou História que corre na net.

2 Romanos 8.29

pr. Sebastião Machado 

 COMENTAR