Meditação © Amplo Publications

10 de junho de 2015

Quantos Caminhos Para o Céu?

Jesus deixou claro que não tinha muitas opiniões sobre como ir para o céu, pelo contrário, o seu ensino mostrou o erro dos religiosos da sua época. O Senhor Jesus quando afirmou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”  mostrou que só há uma opção e escolha correta e, são falsas, todas as outras.



O que é a salvação e a vida eterna? Salvação significa a libertação da escravidão do pecado e de sua consequência que é a condenação eterna. E, a vida eterna, é a vida espiritual que o crente recebe no momento em que crê em Jesus como Salvador e, esta vida, continua por toda a eternidade na presença de Deus, por isso se chama eterna.  Neste estudo vamos abordar um caminho falso para a salvação, pois muitos estão andando por ele.



Uma das maneiras que muitos acham que podem ser salvos é através do mérito de suas boas obras: “Fora da caridade não há salvação!” Mas, o que Deus fala a respeito de nossas boas obras?  O profeta Isaías disse: “Somos como o impuro - todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniquidades nos levam para longe [de Deus]” . Para Deus boas obras não têm valor, elas são comparadas a um trapo sujo.



“Pois vocês são salvos pela graça, mediante a fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” . Portanto, boas obras não são o caminho correto para o céu. A Bíblia ensina que somos salvos pela graça em vez de boas obras. Toda religião falsa ensina que a salvação é obtida por méritos – boas obras - mas Deus em Sua Palavra diz que a salvação é uma dádiva: “Quando, da parte de Deus, nosso Salvador, se manifestaram a bondade e o amor pelos homens, não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo” .    



A misericórdia está ligada à graça. O homem sem Cristo merece o castigo eterno, mas Deus por sua misericórdia oferece em Cristo o céu. Boas obras são tentativas humanas para merecer a salvação, mas ninguém pode fazer nada para merecer o céu: “pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” .  Graça é um dom, um presente dado por Deus, mesmo que o homem não mereça. Em qual caminho você está andando? Boas obras não garantem méritos perante Deus, mas aquele que crê em Jesus como Salvador é salvo pela graça de Deus e, como fruto da salvação, faz boas obras por gratidão a Deus.

pr. Sebastião Machado 

 COMENTAR