Meditação © Amplo Publications

11 de agosto de 2015

Você é Preconceituoso?

Existe muito orgulho e preconceito entre os cristãos. Outro dia ouvi um jovem perguntar a outro onde ele servia ao Senhor e, ao ouvir a resposta, ele deu um - Áh! - Não foi de concordância, porém naquela simples expressão estava seu desprezo como que dizendo: “Eu estou certo! Você está errado!”. Hoje os cristãos são julgados pelo lugar que frequentam e não pela fé que sustentam. O texto de Marcos 6.1-6 nos ensina sobre a rejeição de Jesus em sua própria cidade e entre os seus conterrâneos. Gente que cresceu, jogou bola e pescou com ele. Este texto me ensina que as pessoas preconceituosas perdem bênçãos preciosas. Os nazarenos perderam pelo menos três bênçãos com seu preconceito bobo para com Jesus.


Por causa do preconceito perderam a bênção da presença de Jesus. O preconceito dos nazarenos aconteceu por duas razões. Primeira, por causa da condição de Jesus: “Ele era um carpinteiro” – um homem simples que não havia recebido formação “acadêmica” como os Rabinos da sua época. Segunda, por causa da sua origem: “Ele era filho de Maria” – perceba o tom de crítica e desprezo, pois não era comum chamar alguém pelo nome da mãe, mas chamava-se pelo nome do pai. Os judeus pensavam que Jesus era filho ilegítimo de Maria. Na mente deles Jesus era fruto de uma relação de adultério de Maria, veja João 8.41,48.


Por causa do preconceito perderam a bênção do ensino de Jesus. Jesus foi à Sinagoga, no sábado, e começou a ensinar a Torá. Mas, seus conterrâneos “ficaram admirados” – não no bom sentido, mas “ficaram escandalizados por causa dele” - v.3. Observe que eles conheciam Jesus e sua família, mas não deram crédito ao seu ensino, por isso perderam a grande oportunidade de ouvir a voz de Deus falando para eles.


Por causa do preconceito perderam a bênção dos milagres de Jesus. O texto bíblico diz que Jesus não pode realizar ali nenhum milagre. Não foi incapacidade do Senhor, mas a causa apresentada foi a incredulidade dos nazarenos. Jesus então citou um provérbio dizendo que um profeta não é bem vindo em sua terra.


Misericórdia, pois muitas vezes eu também agi como aquele jovem. Por causa da minha teologia já demonstrei preconceito com irmãos amados que pensam diferente de mim. Que pena! Quantas oportunidades e bênçãos perdi porque me tornei como os nazarenos incrédulos quanto aos servos de Deus e a maneira como Deus os usa para sua glória. Perdão SENHOR!

pr. sebastião machado  pr. Marcos granconato 

7 de agosto de 2015

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior