Meditação © Amplo Publications

12 de junho de 2015

A Salvação e a Lei

Muitos acreditam que serão salvos porque obedecem aos Dez Mandamentos. A Lei, no Antigo Testamento, serviu para revelar a santidade de Deus e a falta de santidade do povo, a Bíblia diz que: “A Lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada” . Mas, seja sincero, você acha que alguém é capaz de obedecer à Lei?  



Antes de responder ouça o que Jesus falou sobre a Lei em Mateus 5:21-22: “Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não matarás’; e: ‘quem matar estará sujeito a julgamento’. Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também qualquer que disser a seu irmão: Racá [doido ou idiota] será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco’ corre o risco de ir para o fogo do inferno”. Portanto Jesus ensinou que o 6º mandamento não é somente uma proibição do ato físico de matar, mas significa uma atitude errada do coração. Portanto, quebrar a Lei não é somente o ato de tirar a vida (exterior), mas a motivação interior da pessoa. Jesus também disse em Mateus 5.27-28: “Vocês ouviram o que foi dito: Não adulterarás. Mas eu lhes digo: Qualquer que olhar para uma mulher e desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração”. Mais uma vez Jesus ensinou que quebrar o 7º mandamento não é somente ter relações sexuais com alguém fora do casamento, mas cultivar desejos impuros do coração. De novo Jesus mostrou que o pecado não é somente o ato em si, mas está na natureza do coração humano.  



Você acha que é possível obedecer à Lei para obter a aprovação de Deus e ser salvo? Preste atenção no que Tiago 2.10-11 diz: “Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente”. Agora, eu te pergunto: Você está obedecendo a Lei de Deus? Você acha que é possível obedecer toda a Lei? Então, por que Deus exigiu algo impossível? Se nós não temos a capacidade de obedecer a Lei, por que Deus nos deu a Lei? Gálatas 3:22,24 explica: “Mas a Escritura [Lei] encerrou [condenou] tudo debaixo do pecado, a fim de que a promessa (de salvação), que é pela fé em Jesus Cristo, fosse dada aos que creem. Assim, a Lei foi o nosso tutor [guia] até Cristo, para que fôssemos justificados [salvos] pela fé (em Cristo)”.



Todos são condenados pela Lei para mostrar a necessidade de ter fé em Jesus Cristo.  A Lei é como um raio-X que só mostra o problema, mas não pode curar, e, também é como uma balança que só mostra o peso, porém não ajuda a pessoa a emagrecer. O homem pode querer obedecer à Lei, mas sempre falhará porque é incapaz de obedecê-la por causa da sua natureza pecaminosa. Por isso, não tente agradar a Deus com suas forças, mas venha a Jesus Cristo para salvação, “pois sustentamos que o homem é justificado pela fé, independente da obediência à Lei”.

pr. Sebastião Machado 

 COMENTAR