Meditação © Amplo Publications

12 de maio de 2015

Qual é a Condição do Homem Diante de Deus?

Viver num mundo hostil a Deus onde todos acham que, depois da morte, irão para o andar de cima é difícil de ensinar a verdade bíblica. Jesus teve um intenso conflito com os líderes religiosos da sua época porque afirmava a necessidade do homem ter fé nele [João 8.24,28-30]. Os judeus tinham uma falsa segurança baseada na descendência física de Abrãao [João 8.33,39]. Entao, Jesus disse categoricamente para aqueles judeus incrédulos: “Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele [matar Jesus]”.  



Isto é muito difícil de aceitar. Uma pessoa pode dizer:  “Mas eu creio em Deus como posso ser filho do Diabo?” Jesus falou que Satanás é o príncipe deste mundo (João 16:11), e ele engana as pessoas transformando-se em “um anjo de luz” (2 Coríntios 11:14).  Sem querer e sem perceber os que seguem o curso deste mundo estão seguindo e agradando a Satanás: “o príncipe do poder do ar”.  A Bíblia diz que ele “atua nos filhos da desobediência” que se rebelam contra a vontade de Deus e procuram seguir seu próprio cominho de rebelião.



Para finalizar seu argumento sobre a condição do homem sem Deus, o apóstolo disse: “Anteriormente [no passado], todos nós [Paulo e os cristãos de Éfeso] também vivíamos entre eles [os filhos da desobediência], satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros [incrédulos], éramos [antes de recebermos a Cristo] por natureza [do pecado] merecedores da ira [de Deus]”. Isso significa que se alguém morrer com esta natureza pecaminosa, sem o perdão de Deus, terá como destino o julgamento e a condenação eterna.



A verdade é que o homem sem Deus está perdido no pecado. Ninguém, baseando-se nos seus próprios méritos, tem qualquer esperança de salvação da ira de Deus. Mas Deus é amor! Ele providenciou uma maneira de livrar o pecador desta situação. Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz a morte. Todavia, há o caminho que Deus preparou para libertar o pecador deste destino eterno, Jesus Cristo. Deus se fez carne e habitou entre nós. Jesus é o Verbo encarnado, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Sua morte na cruz é a expiação para os nossos pecados, pois “sem derramamento de sangue não há perdão” [Hb 9.22].



Por isso, a mensagem do evangelho não muda, continua chamando os pecadores para se arrpenderem da sua rebeldia contra Deus e crerem em Jesus Cristo. A oferta de salvação oferecida ao carcereiro de Filipos, no primeiro século, continua a mesma para você, hoje: “Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa. E pregaram a palavra de Deus, a ele e a todos os de sua casa...em seguida [porque eles creram], ele e todos os seus foram batizados” [Atos 16.31-33]. Amém! Deus o abençõe!

pr. Sebastião Machado 

 COMENTAR

Parte 2