Meditação © Amplo Publications

12 de outubro de 2015

Não Faz Sentido Viver Sem Deus

Assisti um documentário sobre a vida do grande escritor português José Saramago e sua esposa Pilar Del Río, chamado 'José & Pilar'. O que me chamou a atenção foi o momento em que ele falou sobre religião e Deus, num tom de profundo ateísmo e escárnio o escritor ridicularizou a existência de Deus.  Mas, sua negação foi contestada com esta nota fúnebre: “Hoje, sexta-feira, 18 de junho, José Saramago faleceu às 12h30min [horário local] na sua residência de Lanzarote, aos 87 anos de idade, em consequência de múltipla falha orgânica, após prolongada doença”.



Particularmente acredito que o livro de Eclesiastes tem uma mensagem para pessoas ilustres como José Saramago. Salomão que foi o homem mais sábio do seu tempo reconheceu que a vida não faz nenhum sentido se for vivida sem Deus. Por isso, convoca as pessoas para entender que o temor a Deus e a sabedoria ajudam o homem a escapar da insensatez: “Descobri que muito mais amarga que a morte é a mulher que serve de laço, cujo coração é uma armadilha e cujas mãos são correntes. O homem que agrada a Deus escapará dela, mas o pecador ela apanhará” [Ec 7.26].



O contexto nos ajuda a descobrir que esta mulher é “a loucura da insensatez” [Ec 7.25]. A vida desfrutada debaixo do sol sem o conhecimento de Deus é destituída de significado, segundo Salomão é pura insensatez. Acredito que isso define a vida de José Saramago, um ilustríssimo cidadão português que foi galardoado com o Nobel de Literatura de 1998, mas que aos olhos de Deus não passou de um insensato porque desprezou o conhecimento do Altíssimo.



A insensatez é descrita por Salomão como “uma mulher que serve de laço, cujo coração é uma armadilha e cujas mãos são correntes”. Puxa, que ilustração vívida sobre esta mulher que, infelizmente, têm muitos pecadores presos e enredados nas suas garras. A chave para a libertação da insensatez é revelada por Salomão: “O homem que agrada a Deus escapará dela”. Ao longo do livro de Eclesiastes Salomão tem defendido que o homem sábio é aquele que desfruta a vida como uma dádiva de Deus sob o temor de Deus.  Você tem sido sábio?


pr. sebastião machado pr. thomas tronco

9 de outubro de 2015

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior Observe a Formiga, Preguiçoso