Meditação © Amplo Publications

13 de novembro de 2015

Do Que Você Tem Medo?

Você conhece a música da fábula do Chapeuzinho Vermelho: Quem tem medo do lobo mau? De uma forma ou de outra todos nós lidamos com algum “lobo mau”, não é mesmo?  Por exemplo, há pessoas com medo de lugares fechados [claustrofobia], existem aqueles que têm medo de insetos [aracnofobia] e ainda outros têm medo de falar em público [glossofobia].  Tivemos uma experiência interessante e trágica ao mesmo tempo. Uma irmã em Cristo, assim que se converteu, quis ser batizada. O problema dela era o medo de água [hidrofobia]. Como batizamos por imersão, então o pavor desta pretendente ao batismo se tornou uma via-crúcis. No dia marcado e quando chegou avez desta irmã ser baixada nas águas foi impossível mergulhar sua cabeça no tanque batismal. O batismo foi um misto e imersão com aspersão.


O rei Davi, o homem segundo o coração de Deus, também tinha seus temores. Mas, no Salmo 27 ele compartilha seu `modus operandi` para vencer o medo. Ao ler o texto bíblico é possível detectar três atitudes na vida de Davi que confirmam sua luta contra o medo.


Primeiro, ele demonstra possuir uma confiança inabalável em Deus [27.1-3]. O sentimento de Davi em relação a Deus é descrito através das figuras que usa: “O SENHOR é a minha luz, minha salvação e meu forte refúgio, por isso sem hesitar, ele afirma: “De quem terei medo?”. Em outro salmo ele fala sobre a possibilidade de sentir medo, mas logo dá o antídoto: “Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti” –[56.3].

Segundo, por causa da sua confiança inabalável Davi procura desenvolver uma comunhão intima com Deus [vv.4-6]. A confiança cresce na medida em que aumenta a comunhão. “Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus eu confio, e não temerei” [v.4]. Deus nos deu a sua palavra e nela encontramos promessas maravilhosas. A leitura da Escritura ajuda-nos a temer o SNHOR porque sabemos que ele não mente nem se arrepende, se ele prometeu ele cumpre. Quanto maior for nossa comunhão íntima com Deus mais confiança teremos no seu caráter e na sua palavra, assim teremos um escudo contra as tentações do medo porque poderemos dizer como Jesus: “Está escrito!”.


Em terceiro lugar, vemos um clamor intenso a Deus [27.7-12]. “Clama e te responderei”, disse o SENHOR. Só clama a Deus quem confia nele e só confia quem tem comunhão íntima com ele. Davi sabia por experiência pessoal que o SENHOR jamais o abandonaria. Ele fala hipoteticamente que “ainda que me abandonem pai e mãe, o SENHOR me acolherá” [v.10].


Qual é o seu medo? Do que ou de quem você tem medo? E o que você tem feito para vencê-los? No final do salmo Davi faz uma convocação incondicional para que os crentes confiem no SENHOR [27.13-14]. Sua confiança e comunhão com Deus lhe davam uma certeza: “Viverei até ver a bondade do SENHOR na terra” [v.13]. A situação estava ruim [vv.2-3,12], mas Davi tinha esperança de que Deus reverteria aquela conjuntura para o seu bem. Por isso, seja qual for o seu problema: “Espere no SENHOR. Seja forte! Coragem! Espere no SENHOR.


pr. sebastião machado pr. Thomas tronco

12 de novembro de 2015

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior Deus ou a Cobiça do mundo?