Meditação © Amplo Publications

13 de abril de 2015

Esta é a Marca!

“E também faço esta oração:

‘que o vosso amor aumente mais e mais’”

“Sejam servos uns dos outros pelo amor”


O Senhor Jesus não falou que seus discípulos seriam reconhecidos pelas coisas que fizessem. Não são os milagres, nem a teologia, nem a forma de organização e, muito menos o número do rol de membros que identifica a legitimidade de um grupo de cristãos. É incrível como os cristãos se esquecem do ensino de Cristo e sempre correm atrás do vento! Talvez porque seja muito mais fácil fazer, fazer e fazer, não é mesmo? Por isso, as religiões que pregam boas obras como meio para salvação crescem tanto e se tornam benquistas na Sociedade e é certo que movimento evangélico moderno só consegue prosperar porque enfatiza o ‘fazer’ e o ‘ter’, em detrimento do ‘ser’.


Felizmente, Jesus afirmou que seus discípulos seriam reconhecidos pela marca do amor: “Vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos” [Jo 13.34-35]. O amor não flui pela força nem pelo poder humano, mas pelo Espírito Santo. Maravilhoso é que este dom, como o próprio nome diz, não é comprado nem é dado por mérito, mas concedido pela graça de Deus. O amor é dado ao cristão gratuitamente de forma abundante a fim de transbordar o seu coração para ser derramado sobre os outros. Paulo disse aos crentes de Roma que  “...Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu” – (Rm 5:5), e ao jovem pastor Timóteo declarou: “Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio” - (II Tim 1:7). Portanto, nenhum cristão, nascido de novo, pode dizer que não tem amor no coração para oferecer, pois Deus lhe concedeu.


O poder para amar está nas mãos de todo aquele que professa o nome do Senhor. Compete a cada cristão que se chama pelo nome de Jesus manifestar o seu amor ao mundo para que seja reconhecido como verdadeiro discípulo de Cristo. Somente assim a mensagem terá credibilidade entre os incrédulos e muitos poderão ser feitos discípulos do Mestre.  Por isso, convoco cada irmão e irmã para que sejam discípulos verdadeiros e deixem que o amor de Deus transborde em seus corações a fim de que possam ultrapassar as fronteiras da ofensa, da injustiça, da indiferença, da hipocrisia, da traição e de todo o mal. “A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo, tem cumprido a Lei” (Rm 13:8).  “Com isso, disse Jesus, saberão que vocês são meus discípulos” (Jo 13:35).


Pr. Sebastião Machado

 COMENTAR