Meditação © Amplo Publications

14 de dezembro de 2015

Quem Ouve e Pratica

Certo pastor compartilhou que foi solicitado para visitar uma enferma a fim de levar uma palavra de consolo. Dirigiu-se, portanto, para o local e ao subir as escadas do edifício para fazer aquela visita escutou alguém cantando um conhecido hino cristão de louvor. O eco da voz que ressoava pelo corredor vinha do número onde deveria fazer sua visita. Então, ele bateu na porta e encontrou um quadro comovedor.  Uma anciã na cadeira de rodas, paralítica, pobre e muito doente, que se achava só, pois sua neta saíra para trabalhar e conseguir o sustento.


 Impressionado perguntou: – E, apesar de tudo isso, a senhora ainda consegue cantar com alegria? – Sim – respondeu a mulher – Cristo vive em meu coração e minha alegria não depende das circunstâncias. E, ela continuou, além de tudo, tenho uma ordem do meu Senhor que diz: “Em tudo, dai graças porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco“ [I Ts 5.18].


Humilhado, depois de uma oração, aquele pastor saiu do apartamento, profundamente comovido, e pedindo perdão a Deus pelas muitas vezes que havia murmurado por causa de pequenos contratempos.  E a vida daquela mulher demonstrou ser um constante culto de adoração ao Senhor.    


Meus queridos, Deus nos revelou sua vontade, mas como é difícil obedecer, não é mesmo? Deus não nos deixou sozinhos para fazer sua vontade, pelo contrário enviou seu Espírito Santo. Todavia, teimamos e resistimos em nos submeter a direção do Espírito de Deus. Não creio que o Senhor tenha prazer em ver seus filhos sofrer, mas ele sabe o benefício da provação na formação do caráter cristão.  


Jesus disse “quem ouve a minha palavra e a prática é semelhante ao homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha”. O homem é chamado de prudente porque construiu sobre a rocha. O crente é comparado ao homem prudente se ouvir e praticar a palavra. Nossa casa espiritual tem enfrentado provações e crises, e só permanecerá de pé quando aprendermos a ouvir a palavra de Deus, pedirmos graça para compreendermos sua vontade e sujeitarmo-nos em obedecer o que sabemos ser a vontade do Senhor.


Portanto, lembre-se, o cristão prudente é aquele que ouve e pratica. Como disse Tiago: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” [Tg 1.22]. Minha oração é para que nós sejamos cristãos prudentes, praticantes da palavra, pois só assim passaremos pelas tempestades e pelos vendavais sem ver destruição.

pr. sebastião machado pr. Thomas tronco

11 de dezembro de 2015

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior A memória deixada pelos justos