Meditação © Amplo Publications

15 de junho de 2015

A Salvação e a Religiosidade

Procuro conversar com as pessoas para saber o que elas pensam sobre a vida eterna. Há muitas pessoas que acreditam que serão salvas porque frequentam uma igreja e cumprem seus deveres religiosos. Essas pessoas acreditam que, por terem sido batizadas e ficarem firmes na igreja, serão perdoadas por Deus.  Mas, lembre-se das palavras de Jesus em Mateus 7.21: “Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus”. Preste atenção: Ninguém consegue ser justo diante de Deus por frequentar uma determinada igreja nem por praticar atividades religiosas. Não há nada de errado em frequentar uma igreja nem praticar atividades religiosas, mas estas coisas não podem salvar um pecador.



Qual o caminho para a vida com Deus? A Bíblia chama os pecadores para se converterem a Deus. Em Atos 20.20-21, o apóstolo Paulo falou o que ele havia feito para levar seus ouvintes à salvação, ele disse: “Vocês sabem que não deixei de pregar-lhes nada que fosse proveitoso, mas ensinei-lhes tudo publicamente e de casa em casa. Testifiquei, tanto a judeus como a gregos, que eles precisam converter-se a Deus com arrependimento e fé em nosso Senhor Jesus”.



A conversão refere-se ao encontro inicial do pecador com Deus em Cristo Jesus. O arrependimento e a fé são os dois aspectos essenciais da conversão. O arrependimento sugere a fé, e a fé sugere o arrependimento. Um não sobrevive sem o outro e não estão separados um do outro. Mas, mesmo o arrependimento e a fé não são meios para se conseguir o favor de Deus, mas a evidência espiritual de que uma pessoa se converteu a Deus verdadeiramente. Quando Jesus pregou “as boas novas de Deus” na Galiléia, ele convocou seus ouvintes nestes termos: “O tempo é chegado, o Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas”  (Mc 1.15).



Você já se converteu a Cristo Jesus?  Não estou perguntando se você frequenta ou é membro de uma igreja. Mas, se você já veio a Cristo com as mãos cheias de pecado, de egoísmo, boas obras e deixou tudo isso aos pés da cruz. E, então, em humildade, você abriu suas mãos vazias para se agarrar, pela fé, no Salvador. Se isso aconteceu com você, então sua velha vida ficou para trás e uma nova vida emergiu para glória de Deus. Foi isso que aconteceu com você?  

pr. Sebastião Machado 

 COMENTAR