Meditação © Amplo Publications

16 de dezembro de 2015

O Perigo da Negligência

“Na primavera, época em que os reis saíam para a guerra, Davi enviou para a batalha Joabe com seus oficiais e todo o exército de Israel; Mas Davi permaneceu em Jerusalém”.


Este texto fala sobre um adultério do rei Davi. Mas, o ponto que desejo chamar sua atenção não é o adultério em si, mas o que levou Davi a pecar com Bate Seba e depois matar o marido dela. O rei que deveria ser o exemplo foi infiel à aliança com Deus. Ele quebrou o 6º, o 7º e o 10º mandamentos numa só tacada. O rei Davi foi negligente com sua vida espiritual. Negligência significa falta de cuidado, desatenção ou preguiça. Também significa desleixo, descuido, falta de zelo, falta de aplicação ao realizar determinada tarefa, agir com irresponsabilidade ao assumir um compromisso. Davi, como soldado, ao negligenciar seu dever destruiu tanto sua vida como a de tantos outros ao seu redor.


Três lições preciosas para que nós não caiamos no mesmo pecado de negligência que Davi. Primeiro: Um soldado cristão não tira férias [v.1]. O texto diz que era época de guerra, mas Davi ficou em Jerusalém. A Bíblia nos ensina que estamos envolvidos numa batalha. Pedro nos diz: “Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar”.


Segundo: Um soldado cristão evita andar ociosamente [v.2]. Alguém já disse que “mente vazia é oficina do Diabo”. Davi estava deitado quando, na verdade, deveria estar no campo de batalha. Ele foi passear quando deveria estar se informando sobre a guerra e seu exército. Ele estava olhando uma mulher nua quando deveria estar orando por sua vida espiritual. O pecado é como erosão. Acontece devagarinho..., silenciosamente..., ruindo as bases..., geralmente não se percebe... até que...tudo desaba!


Terceiro: Um soldado cristão foge da beira do precipício [vv.2b-4]. Geralmente quem anda na beira do precipício acha que tem o controle sobre a situação. Pergunte para um alcoólatra se ele domina a bebida? Pergunte para um viciado se ele consegue parar de fumar? Pergunte ao compulsivo se ele dá conta de pagar suas contas? Davi andou na beira do precipício e a desgraça chegou num processo lento e doloroso. Ele buscou obter informações sobre a mulher (v3); depois perdeu seu senso crítico (v.4ª); e agiu por instinto carnal (v.4b). Daí acabou a paz para Davi, para sua família e para a Nação de Israel.


Acredito que a Bíblia nos alerta sobre o perigo da negligência com a vida espiritual.  Um pastor conhecido estava liderando a mocidade da igreja.  Sua esposa foi estudar fora, em SP. Ele começou a promover reuniões com os jovens da igreja em sua casa e ficava até tarde da noite. Pelo computador ele começou a trocar figurinhas com uma jovem de 21 anos. Fotos iam e fotos vinham. Os dois, como soldados negligentes, baixaram a guarda, esqueceram-se da batalha espiritual e começaram a viver na beira do abismo. Talvez eles pensassem ter controle da situação. Era somente uma aventura! Um flerte! Até que a derrota chegou sobre os dois. O pastor da igreja teve um ataque do coração, foi parar no hospital, a família da jovem está envergonhada e o pastor desacreditado. Um soldado que negligencia seu dever destrói tanto a sua própria vida como a daqueles que estão ao seu redor. Amados, estamos em guerra! Cuidado com a negligência.

pr. sebastião machado pr. Thomas tronco

15 de dezembro de 2015

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior Conscientemente insensato