Meditação © Amplo Publications

16 de março de 2015

Até os Incrédulos Sabem Disso

Um povo unido jamais será vencido! Este é o lema de sindicatos e grupos que procurarm reivindicar seus direitos. Os incrédulos sabem da força que tem um povo unido, mas os cristãos não! Deus tem nos chamado para viver a unidade, e por isso, devemos manifestar a unidade no corpo de Cristo não como opção, mas porque é uma ordem a fim de glorificar a Deus. É mais fácil pensar em unidade quando estamos desfrutando de um churrasco, jogando futebol, viajando ou curtindo um programa com as pessas que amamos. Entretanto, Jesus disse que se “a gente amar somente os que nos amam” e se a gente “cumprimentar somente os que nos cumprimentam” que recompensa teremos ou que estaremos fazendo demais? Os pagãos também fazem estas coisas e, às vezes, fazem muito melhor do que nós.


A verdadeira comunhão, biblica e espiritual deve se manifestar entre os irmãos não só quando tudo vai bem, mas principalmente nos momentos de crise. O escritor de Provérbios 17.7 diz que “em todo tempo ama o amigo, e [é] na angústia [que] se faz o irmão”. O Senhor Jesus, no momento de maior crise da sua vida, orou ao Pai pedindo por unidade entre seus discípulos porque conhecia cada um deles.


Então, em João 17.20-21, Jesus orou ao Pai tendo um propósito em sua mente – “para que sejam um”. Jesus, como Sumo Sacerdote, intercedeu junto ao Pai em favor dos seus discípulos. Aquele grupo não era fácil e tinha tudo para dar errado. Você se lembra que até na ceia eles brigaram disputando quem seria o melhor? Mas, a oração tem poder de mudar o coração do discípulo, por isso Jesus orou.


Jesus também orou tendo um modelo de unidade que os discípulos deveriam alcançar. Ele disse “como tu estás em mim e eu tem ti”. A Trindade é o modelo. Cada membro da Trindade tem uma função, e, cada Pessoa, desempenha sua função com humildade, a fim de que o NOME de Deus seja glorificado [Jo 17.1 veja também I Co 10.31].


Por último Jesus tinha um alvo ao orar pela unidade dos seus discípulos. Ele diz “para que o mundo creia”. Veja que Jesus está pensando em missões! A unidade dos discípulos em qualquer época é que dá credibilidade à mensagem do evangelho. O Senhor está orando ao Pai pedindo por unidade entre seus discípulos para que a mensagem do evangelho tenha credibilidade neste mundo. Caso contrário, os incrédulos duvidarão da mensagem, não por causa do seu conteúdo, mas devido a divisão do povo que se diz de Deus.


Meus queridos, irmãos e irmãs, Jesus disse que “se uma casa estiver dividida contra si mesma, não poderrá subsistir” [Mc 3.25]. Portanto, pare e pense! Consulte seu coração na presença de Deus e pergunte ao SENHOR: Tenho me esforçado para preservar a unidade entre o povo de Deus ou contribuido para promover sua divisão?

por Pr. Sebastião Machado 

 COMENTAR