Meditação © Amplo Publications

17 de agosto de 2015

Ouro de Tolos

A pirita é um metal amarelo muitas vezes confundido com o ouro. O ouro no cinema já rendeu grandes filmes e sempre esteve associado com a riqueza ilusória. No passado, algumas pessoas acharam minas de pirita e pensaram ter encontrado ouro. Ajuntaram para si grande quantidade do material, mas infelizmente estes só perceberam seu engano quando foram ao comprador do precioso minério e este, desdenhosamente, menciona a falta de conhecimento do minerador, que sai então decepcionado.


Acredito que Salomão achou ouro de tolos na sua vida. Assim como a experiência do Qohelet posso afirmar que toda tentativa humana de encontrar significado neste mundo debaixo do sol, sem Deus, leva ao desespero. Salomão percorreu três caminhos. Hoje iremos refletir sobre o primeiro. Talvez, você esteja trilhando este caminho tentando encontrar sua realização.


Salomão percorreu o caminho do prazer – Ec 2.1-11. O pregador procurou encontrar e experimentar satisfação naquilo que o prazer pudesse proporcionar para ele. 2.1 - “Venha, experimente a alegria” – para Salomão era crucial experimentar. 2.3 – “Decidi entregar-me” – na procura da realização pessoal, ele colocou o temor do SNHR de lado e partiu para o “humanismo ou secularismo”. Ele deu um relato da sua busca de gratificação a fim de encontrar realização: 2.3 – o prazer do vinho e à extravagância (fortuna); 2.4-6 – o prazer de ser um renomado construtor (fama); 2.7-8ª – o prazer de acumular riqueza e prestígio (poder); 2.8b – o prazer de desfrutar da vida sexual (prazer) – I Rs 11.3 (700 concubinas e 300 esposas). Entretanto, tudo isso, em lugar de trazer realização para Salomão, produziu frustração, pois nada disso trouxe significado nem realização pessoal para ele.


A sua recompensa ou realização foi somente o que recebeu do seu esforço – 2.9-10. E, depois, evaporou-se. Por isso, ele diz: “Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento” – 2.11. Vaidade, nenhum proveito – nada trouxe o resultado esperado por sua alma. Ele continuou vazio por dentro.

 Li um livro de Charles Swindon, A Busca do Caráter, em que ele mostra estes inimigos que teimam em guerrear contra nossa alma: Fama, fortuna, poder e prazer. Parece que Salomão conquistou tudo isso, mas destruiu seu caráter. E você tem percorrido o caminho do prazer?

pr. sebastião machado  pr. Thomas tronco 

14 de agosto de 2015

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior