Meditação © Amplo Publications

17 de junho de 2015

Trigos e joios

Recebi um e-mail de um missionário entre os índios Parakanã. Segundo este irmão, desde fevereiro, 15 índios estavam sendo discipulados para o batismo. Mas, algo bem triste aconteceu. Os chefes da tribo convidaram um “famoso apóstolo” para visitar a Aldeia e, “após um culto em que o apóstolo apresentou as grandezas do ‘apostolado’, ele convidou os índios para serem batizados; assim 107 foram ‘mergulhados’, a grande maioria sem entender (Cristo) e a razão do batismo” . Não tem sido fácil o ministério! A experiência frustrante deste missionário na Aldeia também encontra eco na cidade. No meu ministério fico triste ao ver os neófitos correrem atrás de vendilhões da fé e serem enganados por um pseudo-evangelho.  



A Bíblia relata um episódio interessante que aconteceu em Samaria. Devido à perseguição contra a igreja em Jerusalém “todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e de Samaria”  Filipe anunciou aos samaritanos as boas novas de Deus e a multidão o ouviu e viu os sinais milagrosos que ele realizava, dando unânime atenção ao que ele dizia. Quando os apóstolos souberam em Jerusalém que em Samaria estava acontecendo algo extraordinário enviaram Pedro e João. Os apóstolos chegaram, oraram e impuseram as mãos sobre os que creram para que recebessem o Espírito Santo. Ali dois Simões se encontraram cara a cara. Um era o trigo do Senhor, Simão Pedro, o apóstolo. O outro era o joio, Simão, o feiticeiro. Um era cheio do Espírito Santo, mas o outro “cheio de amargura e preso ao pecado” .  



Até mesmo Simão, o feiticeiro, foi batizado , mas não recebeu o Espírito Santo. Ele pensou que possuindo aquele poder dos apóstolos do Senhor, de impor as mãos e conceder o Espírito, poderia fazer coisas muito mais fantásticas do que já havia feito com as suas feitiçarias. Ele testemunhou os milagres operados pelo poder do Espírito por meio de Filipe, como expulsão de demônios, curas de paralíticos e mancos . Se ele conseguisse se apoderar deste poder, poderia alcançar fama e fortuna. Assim, o joio ofereceu aos dois trigos dinheiro em troca do poder para impor as mãos sobre qualquer pessoa a fim de que ela também recebesse o Espírito Santo .

 


Esse registro inspirado de Atos é um alerta para os trigos do Senhor. De lá para cá as coisas não mudaram. O coração ímpio continua explorando o poder do Espírito Santo para fins pessoais e egoístas. Graças a Deus que ainda existem “filipes, pedros e joões” pregando a verdadeira mensagem e levando pessoas a Cristo, mas também permanecem, entre nós, os “simões feiticeiros” iludindo as multidões com suas mágicas. Por isso, você que é trigo do Senhor, cuidado com os feiticeiros!

pr. Sebastião Machado 

 COMENTAR