Meditação © Amplo Publications

17 de setembro de 2015

Tragédias e Infortúnios

Um empresário conhecido nosso foi despertado do sono e chamado às pressas pelo guarda da sua empresa, pois sua fábrica estava em chamas. Foi uma fatalidade, abalou toda a família e este amigo nunca mais conseguiu se recuperar totalmente daquele desastre financeiro. Salomão no trecho seguinte de Eclesiastes 6.14 - 6.12 vai mostrar que a vida debaixo do sol não tem seguro e nem garantias contra incêndio.



Uma tragédia pode destruir totalmente a falsa segurança do homem debaixo do sol - 5.14-20.  As tragédias que a vida reserva sem explicações impedem a realização do homem nessa vida debaixo do sol. Por exemplo, Salomão diz que uma má administração leva à falência: “Se as riquezas dele se perdem num mau negócio, nada ficará para o filho que lhe nascer” – 5.13. Todo o esforço de uma vida inteira pode se perder num estalar de dedos. Outra tragédia é a morte: “O homem sai nu do ventre de sua mãe, e como vem, assim vai. De todo o trabalho em que se esforçou nada levará consigo” – 5.15 e “Como o homem vem, assim ele vai” - 5.16. Parece até uma injustiça, tanto trabalho, mas nada levará de todo o seu esforço.  



O Infortúnio também conspira contra o homem debaixo do sol tirando toda sua falsa liberdade - 6.1-12. Um exemplo disso é sobre Howard Hughes. Aos 45 anos tinha uma vida fascinante. Ele era piloto de avião e fazia trabalhos ultrassecretos para a CIA. Era dono de uma cadeia de hotéis ao redor do mundo, tinha uma empresa de equipamentos médicos e até uma companhia aérea, a TWA que se tornou a primeira companhia aérea dos EUA e 20 anos depois, aos 65 anos, ele tinha uma fortuna avaliada em mais de 2 bilhões de dólares. Mas, não desfrutava das coisas que tinha. Ele vivia em pequenas salas escuras em cima de seus hotéis, sem sol e sem alegria. Vivia despenteado com barba por fazer, cabelo comprido e unhas enormes. Este homem famoso assistia o mesmo filme umas 150 vezes, ficava nu na cama, morrendo de medo de germes. A vida não tinha mais nenhum significado para ele. Finalmente, viciado em drogas, morreu aos 67 anos por falta de um dispositivo médico que a sua própria empresa ajudou desenvolver.



Estudar Eclesiastes é uma grande oportunidade para avaliar nossa vida. Jesus disse que “onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração”. Seu coração bate forte pelas coisas deste mundo ou pelo porvir? Como você se comporta diante de Deus? Você é uma pessoa realista e bíblica quando olha para a sociedade em que vive? Você está só correndo atrás do vento ou trabalhando para a eternidade? Você é um cristão cheio de contentamento ou uma pessoa consumista? Reflita, pois estas perguntas também ressoam em meu coração.

pr. sebastião machado pr. thomas tronco

16 de setembro de 2015

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior escute o que lhe digo