Meditação © Amplo Publications

18 de dezembro de 2015

Que Mensagem Seu Nome Transmite?

Os três filhos do profeta Oséias receberam nomes pouco comuns: Jezreel– um vale em Israel que ficou conhecido como símbolo do juízo de Deus; Lo-Ruhama – Não agraciada, desfavorecida; e, Lo-Ami – Não meu povo. Estes nomes ilustravam a condição espiritual da Nação. Por causa da idolatria os israelitas estavam sob o juízo divino e deixaram de ser favorecidos porque agiram como um povo incrédulo. Os filhos do profeta eram crianças normais, eles não estavam amaldiçoados por causa do nome, mas todas as vezes que alguém os chamava, logo vinha à mente o iminente juízo de Deus – era uma mensagem triste.



Que mensagem estes nomes transmite para você: Herodes, Hitler, Bin Laden, Nero, Abraão e Davi? Alguns causam arrepios, não é mesmo? Todavia, outros dão prazer. Não é o nome em si, mas o que eles representam. Por exemplo, Tomé – ele foi um discípulo, andou com Jesus, foi enviado em missão, expeliu demônios e fez a maior declaração de divindade sobre Jesus: “Senhor meu e Deus meu!” Mas, o seu nome está ligado a algo negativo, é sinônimo de dúvida - incredulidade. Em João 20.25 – Os discípulos disseram para ele: Vimos o Senhor ressurreto!  Ele respondeu: “Duvido! Não acredito!”



Pare e Pense: O quê as pessoas pensam quando ouvem o seu nome: Uma pessoa encrenqueira ou amigável? Desonesto ou fiel? Preguiçoso ou trabalhador? Paciente ou estopim curto? Crente sincero ou religioso? Quando Jesus encontrou com Tomé, disse: “Não seja incrédulo, mas crente!” Jesus confrontou Tomé para mudar de atitude. Jesus estava dizendo: Pare de ser inconstante! Pare de duvidar de tudo e de todos.Tomé mude devida! Seja diferente! Deus também lutou com Jacó. Ele era considerado umcara esperto, enganador, aquele que sempre levava vantagem. Passou o irmão Esaú para trás – pelo menos – duas vezes. Fazer negócio com Jacó era ficar no prejuízo. Mas, um dia Jacó teve sua vida mudada. Ele foi chamado para prestar contas e Deus disse: “Já não te chamarás Jacó, mas Israel!”[Gn 32.28]. A partir daquele dia, não só o nome, mas o caráter de Jacó foi mudado.



Não estou dizendo que um nome em si carrega maldição e nem pedindo para você mudar de nome, isto dá muito trabalho. O que precisa ser mudado não é o nome, mas a vida. Assim, as pessoas irão dizer: Fulano era assim, mas agora está mudado! Peça perdão a Deus por atitudes e comportamentos que dão aos outros uma impressão negativa sobre você. Procure refugiar-se na graça de Deus e clame ajuda para mudar! Para quem crê em Jesus, pela graça de Deus, todo juízo e desfavor já foram removidos: “Se alguém está em Cristo é nova criatura, as coisas antigas já passaram, eis que tudo se fez novo!” Entretanto, se existem pontos negativos que precisam ser corrigidos, pela graça de Deus, não espere, mas faça-o agora.

pr. sebastião machado pr. Thomas tronco

17 de dezembro de 2015

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior Qual a Vantagem de ser integro?