Meditação © Amplo Publications

19 de junho de 2015

Jesus Foi ao Inferno?

Recebi uma pergunta de uma irmã querida sobre este tema. Algumas teologias debatem esse assunto com ênfases diferentes. No Credo Apostólico  encontramos a declaração que “Jesus nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao mundo dos mortos, ressuscitou no terceiro dia”. Por causa desta expressão alguns intérpretes partem para dois textos bíblicos a fim de afirmarem sua posição de que Jesus foi ao inferno.


O texto de Efésios 4.9 parece dar margem para a suposta descida de Cristo ao inferno, pois assim diz: “que significa ‘ele subiu’, senão que também havida descido às profundeza da terra? (NVI). Porém o texto não afirma que Jesus foi ao inferno, mas sua vitória sobre a morte. Paulo apresenta dois aspectos da sua obra que são a encarnação e a entronização. Primeiro Cristo desceu aqui na terra “tornou-se carne e viveu entre nós”  para que sua vida fosse dada em resgate por muitos, mas depois da sua morte ele ressuscitou e subiu ao céu e está assentado à direita do Pai. Portanto a Bíblia não está afirmando aqui que Jesus desceu ao inferno, mas que o Verbo deixou sua glória no céu e veio aqui na terra para ser o Cordeiro de Deus.


O texto de I Pedro 3.18-20 num primeiro momento parece ser categórico acerca da descida de Cristo ao inferno: “Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito, no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão que há muito tempo desobedeceram, quando Deus esperava pacientemente nos dias de Noé, enquanto a arca era construída”. Pedro afirma que Jesus experimentou uma morte física literal: “no corpo” e seu corpo foi colocado no sepulcro, mas que o Espírito vivificou este corpo ao terceiro dia, isso chamamos de ressurreição. E, ele completa dizendo que, “no Espírito também Cristo foi e pregou aos conterrâneos de Noé”. Jesus estava “no Espírito” falando através de Noé que pregou durante todo o tempo que a arca era construída pelo poder do Espírito Santo.


Afinal Jesus foi ao inferno depois da sua morte? Definitivamente e biblicamente não! Ele foi para o céu como prometeu ao ladrão na cruz: “Jesus lhe respondeu: Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso”. E, também, quando terminou sua obra orou: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. Tendo dito isso, expirou”.  Portanto, o corpo de Jesus foi para o sepulcro, mas ele não foi para nenhum outro lugar a não ser o paraíso e nem esteve em nenhum outro lugar a não ser nãos mãos do Pai.

pr. Sebastião Machado 

 COMENTAR