Meditação © Amplo Publications

19 de outubro de 2015

Como Viver Com Integridade

Gosto de uma frase que navega na internet, não sei de quem é a autoria, mas diz assim: “O errado é errado, mesmo que todo mundo esteja fazendo. O certo é certo, mesmo que ninguém esteja fazendo”. Estamos vivendo numa época em que o errado parece ser o certo e o certo o errado. Os valores morais e espirituais são desprezados e distorcidos nesta sociedade consumista e hedonista. Por isso, como cristãos precisamos firmar nossos valores e não abrir mão deles.


Mas, viver com integridade é possível. Ser íntegro é sinônimo de honestidade, retidão, imparcialidade, mas improbidade significa má índole, ser mau-caráter e ter falta de probidade. Foi Rui Barbosa quem disse: “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”. A fim de permanecermos íntegros neste muno perdido desejo oferecer cinco conselhos com base no texto de Eclesiastes 8.1-17.


[1] Obedeça as autoridades constituídas - vv.1-5. A obediência às autoridades não é uma opção para o cristão, mas uma ordem de Deus. Por isso, procure influenciar positivamente os que estão no poder: v.1 e submeta-se por motivo de consciência por causa de Deus, pelos motivos certos e para não sofrer punição –vv.2-5.


[2] Procure olhar para além das circunstâncias - vv.6-9. Aceite que o sofrimento, as incertezas, tragédias e a morte fazem parte desta vida debaixo do sol e não há como escapar disso aqui. Todavia, há um novo céu e uma nova terra prometidos para aqueles que amam a Deus.


[3] Apesar dos pesares continue no caminho do temor a Deus - vv.10-13. O mundo valoriza o ímpio: v.10; a impunidade aumenta a criminalidade – v.11; Mas, Deus prometeu que os maus se darão mal – vv.12-13. Então, continue no Caminho.


[4] Desfrute a vida como dádiva de Deus e deixe o resto nas mãos dele - vv.14-15. A retribuição momentânea é ilusória, neste mundo não há justiça – v.14. Então, não fique irado nem procure vingança com as próprias mãos, mas desfrute a vida com responsabilidade “durante todos os dias da vida que Deus lhe der debaixo do sol”.


[5] Deus não te chamou para entender as coisas, mas para confiar nele - vv.16-17.  O justo viverá pela fé! Os cristãos queimam muitos neurônios tentando entender o porquê disso e daquilo. Deus nos diz: “Você confia em mim?”, Então, como diz a canção: “Solta o cabo na nau e navega com fé em Jesus!”

pr. sebastião machado pr. thomas tronco

16 de outubro de 2015

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior Coisas que o Senhor odeia