Meditação © Amplo Publications

1 de junho de 2015

Quem Pode Derrubar Suas Muralhas

Quero refletir com você sobre o texto bíblico de Josué 6 – “a destruição de Jericó”.  Escavações arqueológicas localizaram as ruinas da cidade que tinha uma localização privilegiada, tanto devido ao contato com o Oriente quanto pelo abundante acesso às águas. Não era uma cidade muito grande, mas o local era extratégico para a conquista da terra prometida para o povo de Israel sob a liderança de Josué. Os arqueólogos encontraram também sinais do muro que media 2,5 x 9 m de altura e circundava toda a cidade. Era uma muralha intransponível, veja Josué 6.1.


Lembra do cântico: “Vem com Josué lutar em Jericó?” Este cântico é um convite para termos a mesma atitude de fé que Josué teve diante da orientação do SENHOR. Ele aprendeu a confiar totalmente em Deus. Se nós confiarmos no Senhor como Josué certamente Deus será honrado e nos ajudará em nossas batalhas. Na vida, no dia a dia, deparamo-nos com grandes muralhas que são humanamente impossíveis de serem derrubadas.  Algumas nós mesmos que erguemos, mas outras simplesmente aparecem na nossa frente. Existem muralhas que somente o nosso Deus todo-poderoso pode intervir e derrubar. A Queda dos muros de Jericó nos faz refletir sobre três atitudes que Deus exigiu de Josué e do seu povo.  


A primeira, foi obedediência: Precisamos aprender a obecer a Deus de todo o coração, cf Josué 6.1-4. Deus queria incutir no coração da geração de Josué a necessidade de obedecê-lo. A geração passada que saiu do Egito morreu no deserto por causa da desobediência, veja Js 5.6. Deus deu algumas ordens específicas e determinou que a Arca fosse conduzida à frente do exército israelita porque simbolizava a presença e o poder de Deus que destruiriam os muros de Jericó. O escritor de Hebreus 2.1-4 exortou seus leitores a “prestar mais atenção as verdades ouvidas e não se desviar delas” e em Mateus 17.5  Deus disse: “Este é o meu Filho amado: Ouçam-no”. Precisamos obedecer mais e mais a Deus.


Uma segunda atitude exigida foi paciência. Precisamos aprender a esperar o tempo de Deus com confiança. Somos tão ansiosos como os discípulos de outrora, veja Atos 1.6. Mas, Deus quer nos ensinar que as coisas não acontecem do nosso jeito nem na nossa hora. Ele ordenou que Josué e seu exército rodeassem a cidade uma vez durante sete dias, tocassem a trombeta, ficassem calados e que somente no sétimo dia dessem sete voltas, tocassem a trombeta, gritassem; e assim o muro cairia. Tudo especificado para que fosse do jeito de Deus e a glória também, a Bíblia diz: “o muro caiu”.


A terceira atitude que Deus requer do seu povo diante da sua palavra é submissão. Precisamos aprender a avançar segundo a ordem de Deus. Há tempo para cada propósito!  Há tempo de ouvir e obedecer! Há tempo de ficar e esperar! Mas, há tempo de gritar e avançar! Avançar é agir conforme a ordem que recebemos de Deus. A queda do muro foi uma intervenção sobrenatural – pelo poder de Deus. Penso no contraste entre Josué e o rei Saul. Ambos ouviram a palavra de Deus e foram convocados para destruir totalmente o exército inimigo. Josué fez conforme a palavra do SENHOR, mas Saul não. A Bíblia diz que “Assim o SENHOR esteve com Josué, cuja fama espalhou-se por toda a região”[Js 6.27]; mas sobre Saul é dito: “Assim como você [Saul] rejeitou a palavra do SENHOR, ele o rejeitou como rei” [I Sm 15.23]. Vamos pedir a Deus a graça para desenvolvermos estas atitudes tão necessárias para que muralhas sejam derrubadas e a vitória nos seja dada.

pr. Sebastião Machado 

 COMENTAR