Meditação © Amplo Publications

20 de abril de 2015

Sai da Sua Tenda!

A história narrada por Moisés em Gênesis 15 provoca minha fé. Certa vez Deus falou para Abrão, sai da sua tenda, olhe para o alto e conte as estrelas, se é que pode contá-las. Eu penso que Deus está motivando Abrão a pensar grande, ser forte, não temer e confiar. Em minhas visitas rotineiras tenho me deparado com irmãos, passando por períodos de depressão, vivendo dentro da tenda. Alguns dizem não saber as causas que os levaram para o fundo do poço, mas estão vivendo um drama terrível de tristeza e angústia.


Procuro motivá-los com a vida de Abraão. Ele já estava velho e a promessa de que seria pai ainda não havia se concretizado. O tempo não estava a seu favor, por isso seria natural que naquela idade e situação a tristeza e a falta de esperança batessem à sua porta. Por causa disso, Deus falou numa visão: “Não tenha medo, Abrão! Eu sou o seu escudo; grande será a sua recompensa!”  


A resposta de Abrão revela, ao meu ver, muito desânimo. Certamente que ele confiava em Deus, mas seu coração estava triste, temeroso e ansioso porque não entendia como Deus faria para cumprir sua promessa. Por isso, ele diz para o SENHOR: “Continuo sem filhos!”, “Eliéser, meu servo, será meu herdeiro?” porque “Tu não me deste filho algum!” Dá para perceber os sentimentos de Abrão, você consegue? O homem está lá dentro da sua tenda, refletindo com seus botões [e com Sara] e a tristeza se abateu sobre ele. A nossa visão de dentro da tenda é muito limitada.


Como Deus fez para tirar Abrão da sua dúvida e tristeza? Em primeiro lugar Deus reafirmou sua promessa: “Seu herdeiro não será esse [Eliéser]. Um filho gerado por você mesmo será o seu herdeiro” [Gn 15.4]; depois, Deus o levou para fora da tenda tirando-o do seu “mundinho” e chamou-o a olhar para o céu e contar as estrelas, então concluiu: “Assim será a sua descendência”. O semblante mudou e a reação foi de confiança, pois “Abrão creu no SENHOR, e isso lhe foi creditado como justiça”.


Talvez você esteja vivendo dentro da “tenda”. O mundo visto de dentro de uma tenda é muito pequeno e o nosso Deus se torna menor ainda. Por isso, chamo você para sair de dentro da sua tenda, seja qual for sua luta e situação! Contemple os céus e conte as estrelas, se é que pode contá-las! Quem criou tudo isso? Quem mantém tudo isso em perfeita ordem? Não fique preocupado com o seu problema, mas fale a Deus sobre ele e, espere. Descanse o  seu coração no todo poderoso, o SENHOR, porque há um grande Deus que cuida de você.

Pr. Sebastião Machado

 COMENTAR