Meditação © Amplo Publications

20 de fevereiro de 2015

O Bezerro do Senhor Morreu

O apóstolo Paulo elogiou os cristãos de Tessalônica nestes termos: “Quanto ao mais, irmãos, já os instruímos (doutrina) acerca de como viver a fim de agradar a Deus (ética) e, de fato, assim vocês estão procedendo (prática). Agora lhes pedimos e exortamos no Senhor Jesus que cresçam nisso(edificação) cada vez mais”(Tessalonicenses 4:1). Como que um cristão pode viver de forma ética para agradar a Deus? Acredito que cada cristão tem um dever para consigo mesmo, a ética pessoal. Negligenciar a ética nesta área pessoal é abrir a porta para a derrota na vida cristã. Paulo, ao escrever para o pastor Timóteo disse que “alguns rejeitaram a boa consciência (ética) e, por isso, naufragaram na fé” (Timóteo 1.19).


Por isso, o apóstolo exortou Timóteo e aos cristãos para cuidar da vida pessoal - “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina”(Timóteo 4.16). Cuidar de si mesmo é ordem bíblica! O cristão é exortado a viver à luz do juízo de Deus porque todos nós daremos contas dos nossos atos e das nossas palavras faladas. A Bíblia diz que “assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus”, e também “pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal (bema) de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más”, por isso somos admoestados a viver com prudência “tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios”( Romanos 4.12; 2 Coríntios 5.12 e Efésios 5.15).


Quero deixar duas aplicações práticas sobre ética em duas áreas da vida pessoal. Primeiro, cuide da sua vida sexual. Leia o texto de Provérbios 5:3-4 e ouça Deus falar ao seu coração contra a imoralidade que tem como resultado à destruição e morte. Segundo, administre bem o seu tempo. Administrar bem o tempo é uma parte da sabedoria. A maneira como você gasta seu tempo envolve ética. O Salmo 90.10,12 ensina que a vida é curta, por isso contar os dias é ter discernimento para aproveitar o tempo com sabedoria dando prioridade ao que realmente tem valor.


Um fazendeiro cristão tinha uma vaca de raça, campeã. Certa vez ele chegou em casa feliz, pois sua vaca havia parido dois bezerros. Ele disse para sua esposa que ofertou um dos bezerros ao Senhor. A esposa que também era cristã ficou feliz e quis saber qual dos dois bezerros fora dado como oferta. Mas, o marido disse que no momento não era importante decidir e que iria deixar os dois crescerem. Sempre que ele via os bezerros correndo no curral e saltando, ele dizia para sua esposa: “Olha como cresce o bezerro do Senhor!”. Ela perguntava; “Qual?”, mas ele retrucava, “deixa por enquanto, mulher!”. Certo dia, ele chegou em casa triste. Havia chovido torrencialmente sobre a fazenda com raios caindo por todos os lados. Ele se sentou na varanda e disse pra esposa: “Mulher, estou muito triste!” “Hoje caiu um raio no pasto e matou o bezerro do Senhor!”


Não é verdade que muitos cristãos agem desta forma? Não são firmes em suas decisões. Não separam seu dízimo. Ficam protelando as coisas e levando a vida de qualquer jeito. Mas quando cai um raio, a primeira coisa que morre é o bezerro do Senhor. Não seja assim! Dedique sua vida, seu dinheiro, seus bens e talentos ao Senhor, de coração, e cresça naquilo que você já sabe ser a vontade de Deus.

pr. sebastião machado

 COMENTAR