Meditação © Amplo Publications

21 de outubro de 2015

O Que Nos Reserva o Futuro?

Tudo que eu e você planejarmos ou desejarmos não tem garantia de realização. Podemos e devemos fazer planos, ter desejos e intenções, mas nada garante o seu cumprimento. Tiago exorta os cristãos da sua época pela presunção dos seus projetos: “Ouçam agora, vocês que dizem: ‘Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro’. Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanha! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois de dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: ‘Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo’” [Tg 4.13-14]. Salomão ensina que neste mundo debaixo do sol, todos nós, lutamos com alguns inimigos que conspiram para sabotar nossos planos e aspirações.  Procure ler o texto bíblico de Ec 9.1-6.


O primeiro inimigo são as incertezas – vv.1-10. Neste mundo debaixo do sol não temos garantias. Salomão diz que tudo: “Está nas mãos de Deus” – v.1. Portanto, qual será a recompensa? Será amor ou ódio, ninguém sabe! Ele também afirma que, debaixo do sol, a morte iguala a todos: Bons e maus; ricos e pobres, religiosos e ateus: “Todos partilham um destino comum” – v.2. Aparentemente a morte tem a última palavra, neste mundo debaixo do sol. Todavia para o cristão a última palavra é a ressurreição: “Quando, porém o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: ‘A morte foi destruída pela vitória’” (I Co 15.54).


O segundo inimigo são os imprevistos – vv.11-12. Salomão nos exorta dizendo que não há um caminho seguro nem um plano sábio contra as fatalidades nesta vida debaixo do sol. Pensamos que “se alguém estudar vai ter um futuro brilhante!” - Salomão diz: “Nem sempre!”, ou “se alguém namorar certinho vai ter um casamento feliz” – Nem sempre! e “se alguém poupar terá um futuro melhor!” - Nem sempre! A vida não é uma equação matemática! O tempo e o ocaso afetam a todos, pois acontecem imprevistos e acidentes de percurso que a sabedoria não consegue prever porque “Tempos de desgraça caem inesperadamente sobre todos” – v.12 e não há plano nem seguro contra o infortúnio.


O terceiro inimigo é a inconstância das pessoas – vv.13-16. Salomão querendo enaltecer a sabedoria conta uma parábola como uma advertência para nós: “Havia uma pequena cidade, de poucos habitantes. Um rei poderoso veio contra ela, cercou-a com muitos dispositivos de guerra. Ora, naquela cidade vivia um homem pobre, mas sábio, e com sua sabedoria ele salvou a cidade. No entanto, ninguém se lembrou mais daquele pobre”. Salomão está dizendo para mim e para você: Não confie na gratidão das pessoas, pois as pessoas mudam, seus compromissos de fidelidade são transitórios e os melhores amigos são, às vezes, imprevisíveis e cruéis. Temos que ser realistas, pois hoje você é lembrado, mas amanhã será esquecido.


Em face destes inimigos só nos resta confiar no Senhor, descansar no seu eterno amor e afirmar como Paulo, diante das incertezas, dos imprevistos e da inconstância das pessoas, “Mas eu sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o que lhe confiei até aquele dia” [2 Tm 1:12].


pr. sebastião machado pr. thomas tronco

20 de outubro de 2015

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior O Que Conduz à Vida