Meditação © Amplo Publications

23 de abril de 2015

Missões, a Missão Continua.

Há um cântico muito conhecido que diz: “Santo Espírito enche a minha vida, pois por Cristo eu quero brilhar! Santo Espírito enche a minha vida, usa-me as almas alcançar”. Porque temos tanta dificuldades para alcançar pessoas com a mensagem do evangelho? Ao meu ver, alcançar as pessoas para Cristo com a mensagem do evangelho deveria ser a maior ambição de todos os crentes, mas confesso que nem sempre é verdade na minha vida.


Acredito que alcançar os incrédulos com a mensagem de salvação era a grande ambição do apóstolo Paulo. Ele testemunhou aos romanos dizendo que recebeu a “graça de Deus, para ser um ministro de Cristo Jesus para os gentios, com o dever sacerdotal de proclamar o evangelho de Deus, para que os gentios se tornem uma oferta aceitável a Deus, santificados pelo Espírito Santo”.


Qual era a extratégia de Paulo para alcançar os gentios com a mensagem do evangelho? Tenho três opiniões. A sua Bíblia em Romanos 15.15-24. Primeiro, Ele trabalhava arduamente para semear a palavra. Paulo diz que “se gloriava em Cristo Jesus, em seu serviço a Deus” [v.17]. Significa orgulho pelo trabalho que Deus realizou através dele para alcançar os gentios para Cristo. Se ousarmos trabalhar para Deus, então também teremos motivos para nos gloriar em Deus, pois ele pode fazer o mesmo em nós e através de nós.

 

Em segundo lugar Paulo aprendeu a depender do Espírito Santo para pregar o evangelho. Observamos isso quando ele diz: “pelo poder de sinais e maravilhas e por meio do poder do Espírito de Deus...proclamei plenamente o evangelho de Cristo” [v.19]. O apóstolo se apropriou da promessa da concessão do Espírito para ser testemunha de Cristo [At 1.8]. Assim também, creio que o Espírito deseja nos usar para proclamar a mensagem a fim de convencer os incrédulos do pecado, da justiça e do juízo.


Em terceiro lugar o apóstolo tinha como propósito falar somente para as pessoas que ainda não tinham ouvido o evangelho: “Sempre fiz questão de pregar o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido” [vv.20-21]. Paulo não era pescador de aquário. Ele não estava interessado em aumentar o rol de membros com crentes de outras igrejas. Seu modus operandis era falar com quem ainda não tinha ouvido sobre Jesus. Por isso, seu plano era chegar até a Espanha que era um campo virgem para a pregação do evangelho [15.24].


Este desejo de Paulo de alcançar os não alcançados é que impediu o apóstolo de visitar os crentes de Roma até aquela ocasião, ele disse “é por isso que muitas vezes fui impedido de chegar até vocês. Mas agora, não havendo nestas regiões nenhum lugar em que precise trabalhar... [v.22-23], então agora era a oportunidade de visitá-los.


Vamos orar e pedir a Deus a graça para superarmos toda oposição contra a pregação do evangelho de Cristo Jesus. Há igrejas e missionários precisando de intercessão porque vivem em lugares de perseguição ao evangelho de Cristo. E que nós, pelo poder do Espírito Santo, sejamos capazes de superar o medo, a vergonha, a timidez e a covardia a fim de que muitos se tornem aceitáveis a Deus, santificados pelo Espírito Santo.

Pr. Sebastião Machado

 COMENTAR