Meditação © Amplo Publications

23 de fevereiro de 2015

Mantenha o Fogo Acesso


“Mantenha-se aceso o fogo no altar; não deve ser apagado”  Levítico 6.12


O texto acima é um daqueles que nos inspiram a amar mais e mais a Deus. Nesta passagem nosso maravilhoso Deus se revela para a Nação de Israel como aquele que está sempre de prontidão para receber o pecador contrito e arrependido que vem a ele para confessar seus pecados e oferecer sacrifício propiciatório.


O fogo do altar queimava a noite toda [v.12] para incinerar totalmente o sacrifício indicando a dedicação total e consagração de Israel ao SENHOR. E, também, o altar queimava continuamente [v.13] como um convite a Israel apresentando uma porta  sempre aberta para o pecador se chegar a Deus. O texto de Êxodo 29.38-42 instrui Israel a apresentar ao SENHOR dois holocaustos [ofertas queimadas] diariamente, um pela manhã e outro à tarde. O crente, no NT, não tem um altar para queimar sacrifícios, pois a cruz do Calvário foi o altar definitivo de Deus quando Jesus ofereceu-se como sacrifício perfeito pelos nossos pecados.


Todavia, quero sua permissão para usar esta passagem como figura da nossa consagração diária e total a Deus. Nesse sentido, desejo usar o “fogo aceso” como símbolo de uma vida que se deixa queimar para glória de Deus.


Duas lições são evidentes neste texto. Para que o fogo se mantivesse acesso eram necessárias duas ações da parte dos sacerdotes. A primeira delas era remover as cinzas do altar todos os dias, ou seja, retirar do altar aquilo que era inútil, pois não servia mais. As cinzas são o resultado do sacrifício que foi dedicado a Deus, por isso ninguém pode se gloriar pelo que fez, pois já foi feito e se queimou, já era! A segunda ação do sacerdote era colocar sobre o altar lenha nova para ser queimada mantendo o fogo acesso continuamente indicando a renovação diária da dedicação e consagração a Deus.


Portanto, quero convidá-lo a se juntar a mim para retirarmos da vida as “cinzas” das coisas que fizemos e das obras que realizamos. Elas foram importantes, trouxeram glória a Deus, mas ficaram no passado e tornaram-se inúteis. Hoje é presente, é um novo dia, portanto encha-se de esperança, determinação e coloque mais da sua vida para ser queimado no serviço cristão, assim sendo, você poderá se gastar mais e mais para glória do nosso Senhor.

pr. sebastião machado

 COMENTAR