Meditação © Amplo Publications

25 de maio de 2015

Encorajamento


“Seja forte e corajoso”



Josué foi instado por Deus a ser forte e corajoso. Ele estava assumindo a liderança de Israel em lugar de Moisés e não seria uma tarefa fácil. Todavia, Deus fez uma promessa maravilhosa para ele: “Ninguém conseguirá resistir a você todos os dias da sua vida. assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei”.  

Coragem é uma habilidade para enfrentar o medo, a dor, o perigo, a incerteza ou intimidação; significa ter intrepidez, audácia; fé e auto-confiança. A etimologia vem da palavra “coração”. Portanto, a coragem vem de dentro, está no coração, mas pode ser ofuscada pela incredulidade. Por isso, Deus incentivou Josué com sua palavra para despertar nele força e coragem.  A coragem sem equilibrio pode ser nociva, por isso, a pessoa corajosa precisa ser também cordial. Cordialidade significa ser afetuoso, cordial, amigo. Uma pessoa evidencia cordialidade quando ama, respeita e demonstra carinho pelos outros. A fonte da cordialidade é a mesma da coragem. A soma de coragem e cordialidade geram o encorajamento. Encorajamento significa incutir coragem em alguém, trazer alento, incentivar, estimular.  


Na longa caminhada da vida cristã é normal sentirmos desencorajados quando as coisas não andam bem, quando falhamos ou alguém falha conosco. Falhas e fracassos são combustíveis para o desânimo. Entretanto, desejo encorajá-lo porque Deus prometeu estar conosco e nunca nos abandonar. Ele é Emanuel! Não deixe seus sentimentos negativos tirarem sua coragem: “seja forte e corajoso!”.  A boa notícia do evangelho não é que você pode fazer algo para Deus, mas que Deus já fez algo maravilhoso por você e continuará fazendo algo maravilhoso em você.


A Bíblia ensina que fomos salvos da condenação do pecado e agora estamos sendo salvos do poder do pecado: “Aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la”.  Deus já nos libertou da condenação, aleluia! Mas, continua operando a santificação em nós tirando o pecado de dentro do nosso coração. Ele nos libertou do inferno, agora está tirando o inferno de dentro de nós: Murmuração – idolatria – imoralidade – rebeldia e outros efeitos do pecado precisam ser retirados do coração do povo de Deus. Deus está trabalhando por nós e completará esta obra em nós na glorificação.


Portanto, em nome de Jesus não desanime em sua jornada. Não olhe para você nem para suas falhas e fracassos, mas confie em Jesus  Cristo que viveu uma vida perfeita por você e está à direita de Deus como seu advogado. Ele enviou o Espírito Santo para fazer a obra de santificação em você. Creia que Ele começou e Ele completará a boa obra em você!

pr. Sebastião Machado 

 COMENTAR