Meditação © Amplo Publications

26 de fevereiro de 2015

Não Basta Participar, Tem Que Ser!

Uma recente pesquisa do Ibope revelou que o número de pessoas que não confiam nas igrejas evangélicas subiu de 40% para 48% e as pessoas que confiavam  caiu para 52%. Segundo o instituto de pesquisas, isso fez com que as igrejas evangélicas despencassem da 8ª para a 11ª posição entre as instituições mais confiáveis, atrás de instituições como a TV, empresas privadas e até dos produtores de soja.


A crise de identidade da Igreja, no meu modo de ver, se deve a cinco fatores. 1. O crer deixou de ser norma para o fazer; 2. O crer atinge somente o intelecto (mente), mas não o coração; 3. A igreja está fazendo distinção entre o secular e o sagrado; 4. Os membros são individualistas esquecendo que são parte de um corpo; 5. A igreja se ‘institucionalizou’ perdendo sua essência de amor.


Alguns exemplos tristes. Padre de 56 anos, de uma igreja em Niteroi, foi filmado quando mantinha relações com duas jovens dentro da casa paroquial no Rio de Janeiro. As imagens foram mostradas na Mídia1. A CNN desmascarou o pastor de uma igreja evangélica na Austrália que havia rapado o cabelo, emagrecido e andava com um tubo ligado ao corpo afirmando possuir um câncer terminal. Uma conta foi aberta em seu nome e ele ganhou milhares de dólares para o tratamento, mas tudo era uma farsa2. Um dos maiores tele-evangelistas dos EUA foi flagrado com prostitutas num motel3. Pastor e escritor, ícone para os evangélicos, talvez o mais destacado líder cristão do Brasil, tinha um ministério abrangente, mas viu tudo ruir depois que veio à tona seu adultério com a secretária4.


As últimas estatísticas do IBGE apontam que nos últimos 20 anos a Igreja evangélica no Brasil passou de 13 para mais de 40 milhões. Se continuar nessa proporção, em 2020, os evangélicos serão mais de 100 milhões, numa população projetada de 235 milhões. Mas, qual será a identidade deste povo? Veremos empresários cristãos ou cristãos empresários? Teremos professores cristãos ou cristãos professores? Os lares serão de maridos, esposas e filhos cristãos ou de cristãos que são maridos, esposas e filhos? A resposta a estas perguntas faz toda a diferença! Em João 1.19-23 perguntaram para João Batista: “quem é você?” – Qual é a sua identidade?


Os cristãos só terão um comportamento ético sadio quando tiverem uma profunda convicção da sua própria identidade como filhos de Deus. Ser um pastor cristão e ser um cristão pastor é céu ou inferno. Em Mateus 14.3-5 lemos que João Batista perdeu a cabeça porque era ético. A Igreja tem perdido o crédito junto à sociedade e certamente que o mau testemunho é a causa principal. A professora Durvalina Barreto Bezerra, diretora e coordenadora de ensino do Seminário Evangélico Betel afirma que a sociedade tem desacreditado da liderança evangélica por conta do péssimo testemunho de alguns, que não praticam o que pregam porque “são pastores broncos, mal-formados, imaturos, que dão vexame na política e na televisão, com deploráveis deslizes éticos e morais”, e segue dizendo “querem as bênçãos divinas, mas não o compromisso com a verdade que transforma, com a vida moral exemplar e, mais do que isso – não querem andar como Jesus andou”5. Por isso, meus queridos é preciso avaliar a vida perante Deus, pois não basta participar, tem que ser cristão.


 http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/mp-do-rio-denuncia-padre-de-56-anos-por-abuso-sexual

 http://noticias.gospelmais.com.br/michael-guglielmucci-pastor-do-planet-shakers-finge-doenca-terminal.html

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Jimmy_Swaggart

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Caio_F%C3%A1bio_D%27Ara%C3%BAjo_Filho

 http://www.montesiao.pro.br/estudos/lideranca/crise_integridade.html

pr. sebastião machado

 COMENTAR