Meditação © Amplo Publications

26 de outubro de 2015

Viva! A Vida é um Presente de Deus

Salomão não é pessimista em relação à vida de baixo do sol. Pelo contrário, seus conselhos são positivos e aqui, em Eclesiastes9, ele oferece seis sugestões para vivermos uma vida melhor. Têm pessoas de mal com a vida. Eu estava numa avenida, ao lado de uma farmácia, ventava frio e eu me abriguei numa cobertura esperando meu contato. De repente chegou uma mulher, inquilina do prédio e me perguntou: ‘Tá me procurando!’. Falei que não, então ela olhou para mim e disse: ‘Saia daqui, não quero ninguém neste alpendre!’


Esta mulher é uma daquelas que vive de mal com a vida! Mas, não seja como ela, viva sua vida com intensidade, pois você está vivo e isso é um dom de Deus- Ec 9.4-6. Curta sua vida, mas viva com sabedoria, evite a amargura, os vícios e não tenha comportamentos nocivos àsua saúde. Salomão faz um contraste entre a vida e a morte, entre um cachorro e um leão e diz: é melhor ser um cachorro vivo do que um leão morto.


Ele sugere ainda: Desfrute as coisas boas da vida no temor do Senhor:Ec 9.7. Salomão fala sobre comer com prazer e beber com alegria. O apóstolo Paulo disse que “tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças” [1Tm 4.4]. Faça regime só se for por necessidade, por uma questão de saúde. Portanto, desfrute com prazer das refeições.


Terceiro: Celebre sua vida com alegria para glória de Deus:Ec 9.8. Seja mais positivo e menos negativo. Assista menos TV e converse mais com as pessoas. Perdoe mais, guarde menos rancor no coração, pois isso adoece. Tem muita gente cuja alma esta enferma porque vive de luto o tempo todo.


Quarto: Tire o maior proveito da vida conjugal como recompensa de Deus:Ec 9.9. O casamento é um presente de Deus e não um arranjo do Diabo.A vida é muito curta para viver emburrado, de mau humor e brigando um com o outro.Sexo na visão bíblica é uma dádiva para o marido e sua esposa, e por isso, deve ser desfrutado com alegria, com amor, com santidade - Pv 5.15.  Para quem está abrasado o conselho bíblico é: Case-se! -I Co 7.2,9.


Quinto: Aproveite as oportunidades para curtir a vida debaixo do sol:Ec 9.10. Já andou de avião? Não! Se tiver oportunidade faça uma viagem.Já visitou o mar? Não! Faça uma viagem para praia e curta a criação de Deus. A Bíblia diz que a vida é como neblina e como uma erva, passa logo, é efêmera. Minha sogra, Abadia, estava enferma e tive oportunidade de leva-la à praia com a Igreja algumas vezes. Ela tinha um sonho de fazer um cruzeiro antes de morrer, então providenciamos para que ela e a minhacunhada fizessem este passeio saindo de Santos. Algum tempo depois ela partiu para habitar com o Senhor.


Sexto: Entregue sua vida nãos mãos de Deus e descanse totalmente no seu amor e poder – Ec9.1. Salomão afirma que “tanto nós como aquilo que fazemos” está nas mãos de Deus. Que lugar maravilhoso de se estar! A mão de Deus fala do seu poder e cuidado. Não há outro lugar melhor para se viver enquanto estamos aqui debaixo do sol aguardando o chamado para a casa do Pai. Por tudo isso, desejo que você curta sua vida com alegria e de bom humor!

pr. sebastião machado pr. thomas tronco

23 de outubro de 2015

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior O Homem que comete adultério