Meditação © Amplo Publications

27 de março de 2015

Ebénezer!

Até Aqui Nos Ajudou o SENHOR!

 

Gosto de voltar os olhos para este texto bíblico principalmente nos momentos de crise. Ele é encorajador! Fazia vinte anos que Israel sofrera uma grande derrota para os filisteus, Hofni e Finéias, filhos do sacerdote Eli, morreram de forma precoce por causa de infidelidade e a arca do SNHR fora levada pelos inimigos. Mas, depois de tanto tempo, Samuel convocou o povo para se converter de todo coração ao SENHOR e ergueu, em memorial, uma pedra e lhe chamou “Ebenézer, dizendo: Até aqui o SENHOR nos ajudou” .


De tempo em tempo eu também preciso erguer uma pedra como memorial em minha caminhada de fé. Pois “Ebenézer” é um marco da fidelidade de Deus para Israel. Samuel olhou para o passado e comprovou que a fidelidade de Deus esteve sempre presente na história do seu povo. Então, ele testificou que Deus foi fiel em todas as suas promessas. O SENHOR disciplinou seu povo, por amor, quando foi preciso, mas também o preservou manifestando seu poder. Esta expressão, até aqui, também significa que em todo o tempo o SENHOR tem ajudado. Portanto, ele não só foi, mas permanece fiel às suas promessas. E, finalmente, esta expressão enche-nos de esperança porque podemos olhar para o futuro confiantes e alicerçados sobre o caráter do Deus que não mente! Que maravilha!


Por isso, na vida do servo de Deus não deve haver espaço nem para o medo nem para a dúvida porque tanto o ontem como o hoje e o amanhã se mesclam em uma só certeza: a fidelidade do SENHOR dura para sempre. Tendo isso em mente pense nos anos da sua existência como filho de Deus. Você também pode dizer como Samuel – Ebenézer!


Que neste dia você aprenda a abrir sua boca e proclamar com seus lábios, como fez o salmista: “São muitas, SENHOR DEUS meu, as maravilhas que tens operado, e também os teus desígnios para conosco; ninguém há que se possa igualar contigo. Eu quisera anunciá-los e deles falar, mas são mais do que se pode contar”.


Por isso, meu irmão e minha irmã, nunca permita que a dúvida encha seu coração desviando-o do SENHOR, mas com toda convicção proclame sempre: “Até Aqui o SENHOR me ajudou! Ebenézer!”

 Pr. Sebastião Machado 

 COMENTAR