Meditação © Amplo Publications

28 de maio de 2015

Simão, Filho de João, Você Me Ama?

Logo após a pesca maravilhosa Jesus continuou seu ministério de encorajamento e restauração. Uma pessoa em especial no grupo apostólico precisava ser restaurado, Pedro. Você se lembra dele? Ao meu ver Pedro se achava o melhor e o mais fiel de todos. Na Igreja encontramos pessoas com esta atitude. Certamente havia em seu coração uma dose exagerada de “auto-suficiência”. Marcos deixou registrado que Pedro insistiu com Jesus negando que iria traí-lo: “Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei”.  



Mas, a casa caiu para Pedro e nós conhecemos a história toda. João 21.15-17 mostra como foi a conversa e o método que Jesus usou para botar Pedro para cima. Preste atenção: Como tratar com pessoas que falham! Jesus não repreendeu Pedro por tê-lo negado nem o criticou por ser fraco na fé. Jesus não deu uma dura nele, dizendo: ‘Tá vendo eu te falei!’ Pelo contrário, Jesus usou aquela conversa para encorajar Pedro e restaurar tanto a sua vida como o seu ministério.



Creio que Jesus mostrou para Pedro que o seu fracasso não era impecilho para continuar no ministério, sua auto-suficiência sim. Quando Jesus perguntou: “você me ama!” A maneira como Pedro respondeu mostra um homem quebrantado e transformado. Ele reconheceu que não era tão bom como imaginava, por isso nas três respostas disse que amava a Jesus, mas não com um amor sacrificial [agape]. Nas três oportunidades Jesus reafirmou seu propósito de usar Pedro no ministério: “cuide...pastoreie...cuide das minhas ovelhas”.



O Senhor pode usar pessoas falhas, mas não orgulhosas. Creio que precisamos admitir que não somos tudo aquilo que imaginamos. Deus não tem prazer na vida de pessoas auto-suficientes nem deseja usá-las no ministério. A história de Pedro, seu fracasso e sua restauração são eloquentes para nos ensinar a humildade. São pessoas como Pedro que passam pelo fracasso, reconhecem sua incapacidade e aceitam o encorajamento de Jesus é que podem ser úteis nas mãos de um Deus todo-poderoso e amoroso. Você ama o Senhor?

pr. Sebastião Machado 

 COMENTAR