Meditação © Amplo Publications

28 de setembro de 2015

O Que é melhor Para o Cristão - parte 4

Chegamos ao fim da série “o que é melhor para o cristão?”. Finalmente, Salomão vai nos admoestar dizendo que é “melhor prevenir que remediar” [Ec. 8b-10]: “O paciente é melhor que o orgulhoso. Não permita que a ira domine depressa o seu espírito, pois a ira se aloja no íntimo dos tolos”. Tanto a paciência como o orgulho são manifestações do caráter. Por isso, às vezes, Deus envia o fogo das provações para queimar o orgulho do nosso coração. Quando Deus enviar o fogo da provação seja sábio, tome duas decisões.



A primeira: Não permita que a ira domine seu espírito. Previna-se contra a arrogância porque o orgulho leva à ira e o indivíduo irado só faz besteira. Você já tomou decisões precipitadas? Você já machucou pessoas com suas palavras? O orgulho impede a retratação quando há falha e o orgulhoso consegue afastar todos ao seu redor. Geralmente, um indivíduo orgulhoso é alguém ferido, cheio de ódio e rancor no coração. De onde vem isso? Da tentativa de defender os seus direitos! Tem gente que vive alimentando o ódio. Isso é tolice.



A segunda decisão quando você passar pelo fogo da provação: Não faça comparações entre o presente e o passado [Ec 7.10]: “Não diga: ‘Por que os dias do passado foram melhores que os de hoje?’” Há pessoas que vivem no passado, vivem dizendo: “Áh! Naquele tempo!” – “Antigamente é que era bom!” Irmãos, libertem-se do passado, ele passou. Se você viveu vitórias ou derrotas: It’s over! O presente sim é uma dádiva de Deus, portanto, viva intensamente sua vida, pois se você viva-la com sabedoria e responsabilidade - o futuro será melhor.



Tanto em Eclesiastes como em Provérbios a sabedoria tem valor prático. No texto de Ec 7.11-12 Salomão explica que sábio é aquele que sabe discernir entre o bem e o mal, e, segue o caminho de Deus porque a verdadeira sabedoria se manifesta numa vida centrada em Deus, pois debaixo do sol, nada traz real satisfação. Em Ec 7.11 Salomão compara a sabedoria a uma herança, por isso é coisa boa e traz benefícios.



Portanto, a sabedoria é comparada à riqueza que traz benção ao seu possuidor, pois a “sabedoria preserva a vida de quem a possui”.

Meus conselhos são: 1. Avalie por onde você tem andado (Pv 14.12); 2. Tome decisões (faça escolhas) tendo como base princípios bíblicos, pergunte se isso ou aquilo é a vontade de Deus?; 3. Caminhe sempre em frente sem permitir que os maus te seduzam (Pv 1.8-15); e, 4. Plante em sabedoria, no temor do Senhor, pois você colherá o que plantou (Pv 1.20-23).

pr. sebastião machado pr. thomas tronco

25 de setembro de 2015

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior Mantendo o bom senso