Meditação © Amplo Publications

29 de outubro de 2015

Seja Prudente

Você já ouviu falar sobre “Erro Crasso”?Em 59 a.C, o poder em Roma foi dividido entre três líderes: Júlio César, Pompeu Magnus e Marco Licinius Crasso. Enquanto os dois primeiros eram notáveis generais, que ampliaram os domínios romanos, Crasso era mais conhecido pela sua riqueza do que por seu talento militar: César conquistou a Gália (França), Pompeu dominou a Hispânia(Península Ibérica) e Jerusalém. Crasso tinha, assim, uma ideia fixa: conquistar os Partos, um povo persa cujo império ocupava, na época, boa parte do Oriente Médio - Irã, Iraque, Armênia e outros.À frente de sete legiões Marco Crasso confiou demais na superioridade numérica de suas tropas. Ele abandonou as táticas militares romanas e tentou atacar simplesmente - na ânsia de chegar logo ao inimigo - cortando caminho por um vale estreito e de pouca visibilidade. As saídas do vale, então, foram ocupadas pelos partos e o exército romano foi dizimado - quase50 mil soldados morreram, incluindo Crasso. Daí vema expressão “erro crasso”.


A Bíblia nos dá a oportunidade para adquirir sabedoria: “O temor do SNHR é o princípio da sabedoria, mas os loucos desprezam a sabedoria e a disciplina” [Pv 1.7]. Qualquer homem ou mulher, jovem ou velho, pode ser sábio. Paulo se dirige aos cristãos de Éfeso dizendo: “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios” [Ef 5.15].Isso significa se conduzir pautado na prudência evitando o caminho da estultícia.Procure ler o texto de Eclesiastes 9.17 a 10.20. Nesse trecho temos algumas diretrizes para vivermos como pessoas sensatas. Primeira:Aprenda a dar ouvidos às palavras dos sábios – 9.17 – 10.1; Segunda: Incline-se para o caminho do bem – 10.2-3; Terceira: Evite agir impulsivamente – 10.4-7; Quarta:Aja pela razão ao invés da emoção – 10.8-11. Quinta: Procure usar o bom senso – 10.12-15 eSexta: Ore para que sua nação tenha um governante criterioso – 10.16-20.


Salomão diz que “assim como a mosca morta produz mau cheiro e estraga o perfume, também um pouco de insensatez pesa mais que a sabedoria e a honra”. A arte de fazer perfume, na época de Salomão, era totalmente artesanal. Levavam-se dias, semanas e meses para preparar um bom perfume. Vários cuidados higiênicos eram necessários, mas se uma mosca entrasse no tonel e morresse, destruiria todo o trabalho.Preste atenção: Salomão está dizendo que o perigo não era deum cavalo, nem um elefante, mas uma simples mosca. Não é verdade que os pais educam seus filhos com tanto sacrifício, mas a galeraconsegue destruir rapidamente o que os pais levaram anos para edificar na vida do filho? Também não é verdade que casamentos sólidossão arruinados por causa de cinco minutos de aventura?


Não cometa um erro crasso na sua vida. Ao longo dos anos tenho visto muitos cristãos perderem o cheiro dearoma agradável para glória de Deus porque se abriram para uma mosca morrer arruinando o bom perfume de Cristo em suas vidas,A Bíblia diz que o ser humano tem uma tendência natural para o mau porque “enganoso é o coração e desesperadamente corrupto” – Jr 17.9. Por isso, quero animá-lo a buscar forças em Deus para ser prudente, usar o bom senso e trilhar o caminho de sabedoria no temor do Senhor.

pr. sebastião machado pr. marcos granconato

28 de outubro de 2015

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior Comunhao: Semeie, Regue, Cuide!