Meditação © Amplo Publications

2 de fevereiro de 2015

Salmo Para 2015

Estava precisando me desconectar. Por isso, tirei férias em janeiro. Não viajei, mas dormi bastante, peguei uma forte gripe, entretanto Deus renovou as minhas energias. Agora, avante, vamos caminhar no Caminho.  


Busquei um texto bíblico para ser o meu lema em 2015. Porém, o que poderia servir de fonte de inspiração nesta rotina da vida e no ministério com a igreja? Que palavra para edificar, encorajar e exortar meus passos nesse ano novo?  Encontrei alento no Salmo 126 - 1 Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. 2 Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles. 3 Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres. 4 Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe. 5 Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. 6 Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes. O Salmo 126 despertou-me a fé, esperança e encheu-me de gratidão. Decidi caminhar em 2015 tendo duas atitudes e uma oração a fim de vencer as crises existenciais e reais da vida.


A primeira atitude que desejo ter é RECORDAR [v.1]. O salmista levou seu povo a recordar o tempo em que Deus trouxe-lhes a restauração. Este exercício é salutar para a fé. Israel estava no cativeiro babilônico [cf Salmo 137], mas Deus agiu e restaurou a sorte da Nação. Trazer à memória as coisas que Deus faz em nosso favor é a base para alimentar a fé e produzir esperança futura. Como diz esta canção de Carlos Osvaldo Pinto: “Oh, louvai a Deus comigo, pois seu abraço amigo me acolheu. E, das trevas, do castigo, pra viver consigo me escolheu. Eu era culpado meu pecado ele apagou. Minha triste sorte, a minha morte ele provou. E, por isso, eu declaro em claro e alto som: ó provai e vede que ele é bom."


A segunda atitude que desejo desenvolver em 2015 é REGOZIJAR [vv.2-3]. O resultado de recordar a ação de Deus em nosso favor deve ser a gratidão. Quando nos lembramos da salvação e das inúmeras operações da graça de Deus em nosso benefício, não resta alternativa senão agradecer [I Ts 5.18]. Este salmo é um cântico de gratidão que exalta a fidelidade de Deus em favor do seu povo. Até as nações vizinhas testemunharam o poder de Deus em favor de Israel. Sim, Deus faz grandes coisas por nós, por isso temos todos os motivos para gratidão. Aprenda que o tamanho da sua gratidão definirá o tamanho da sua alegria.


Por último, sei que ainda há muito trabalho pela frente, por isso faço uma oração por RESTAURAÇÃO [vv.4-6]. O salmista apresentou dois quadros pedindo a restauração da terra para seu povo. Um pode acontecer de forma sobrenatural ou repentina através da intervenção de Deus “como as torrentes no Neguebe”. Quando chovia naquela região desértica do Neguebe mudava-se o cenário de forma repentina e maravilhosa. Deus pode intervir e mudar de forma rápida nossa situação? Sim, pode! Mas, parece-me que a maneira natural é a preferida de Deus. O salmo fala de um aspecto lento e gradativo de restauração expresso na lei da semeadura. Evoca-se aqui a figura do agricultor que deveria trabalhar de forma árdua, com esforço, compromisso e dependência. Todavia, para aquele que derramasse lágrimas durante a semeadura havia a promessa de júbilo no período da colheita.


Bom, este é o salmo que escolhi para mim. E o seu texto motivador, qual é? Escolha um texto para acompanhá-lo, é importante você ter o seu, pois naqueles momentos de lutas quando os dardos inflamados do inimigo forem lançados contra você, então disponha sua arma e diga – Está Escrito!

 Pr. Sebastião Machado 

 COMENTAR