Meditação © Amplo Publications

2 de julho de 2015

Mulheres 3 Ás

O ás é, na maioria dos jogos de baralho, a carta de maior valor. No jogo de pôquer, o Ás é a carta mais alta. Ela é importante, pois para efeito de desempate, ganha quem tiver a maior carta. Portanto, mesmo não entendendo nada de jogo cartas, penso ser esta carta muito importante nas mãos de um jogador. Deus não é um jogador, mas tem em suas mãos cartas de muito valor as quais usa para abençoar vidas para sua glória. Ao longo da história podemos ver Deus se dispondo dos seus “ases” para dar vitórias ao seu povo.



Hoje quero trazer à memória um “ás” do Novo Testamento. Seu nome em aramaico era Tabita, mas todos a conheciam pelo nome grego, Dorcas. Posso afirmar que ela era verdadeiramente um “ás” nas mãos de Deus. Como Deus usou Dorcas para abençoar as pessoas necessitadas e glorificar o seu nome? No texto bíblico, em Atos 9.36-43, podemos observar que esta mulher tinha três qualidades.



1ª. Ela era uma mulher Atenta: O texto sugere que Dorcas não vivia para si mesma, mas pensava e prestava atenção às necessidades dos outros. Quando ela faleceu ficou um vazio na cidade de Jope, por isso os discípulos foram chamar Pedro suplicando por sua intervenção porque muitas pessoas necessitadas dependiam do trabalho daquela mulher.



2ª. Ela era uma mulher Ativa: Já mencionamos anteriormente que Dorcas não era do tipo de mulher que ficava no sofá em frente ao televisor se intoxicando com lixo eletrônico nem gastava suas energias à toa numa academia. O texto bíblico chama nossa atenção dizendo que ela “se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas” . Portanto, suas ações não eram esporádicas, mas um hábito de vida. Dorcas não só sabia das necessidades dos outros, mas ela se propunha a supri-las, fazendo boas obras e dando esmolas.



3ª. Ela era uma mulher Amada: A vida de Dorcas teve um impacto positivo e abençoador na vida de todos que viviam ao seu redor. Quando ela faleceu os discípulos do Senhor que moravam em Jope se mobilizaram para mandar buscar Pedro em Lida e quando o apóstolo chegou onde estava o corpo, “as viúvas o rodearam, chorando e mostrando-lhe os vestidos e outras roupas que Dorcas tinha feito quando ainda estava com elas” . Que contraste com o rei Jeorão que “morreu  sem que ninguém o lamentasse” .



Queridos irmãos e irmãs como precisamos de mulheres assim, não é mesmo? A família, a Igreja e tantos ministérios sentiriam um impacto profundo e seriam tremendamente abençoados com mulheres 3 Ás, como Dorcas.

pr. Sebastião Machado 

 COMENTAR