Meditação © Amplo Publications

30 de novembro de 2015

Seja Forte e Corajoso

Quando o Senhor Jesus enviou um mensagem para a Igreja de Esmirna, na Ásia, no fim do Séc, I -  “Ao anjo da igreja em Esmirna escreva”, ele falou de sofrimento e perseguição para os cristãos, por isso ele os encorajou: “Não tenham medo do que você está prestes a sofrer. O Diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida” [Ap 2.10].



João, o discípulo amado do Senhor, havia sido pastor das igrejas na Ásia até que foi exilado em Patmos, por causa da fé cristã. Eusébio de Cesareia, História Eclesiástica, Livro IV 15,1-43 nos conta que Policarpo [66 a 155 d.C] foi discípulo de João e, posteriormente, tornou-se o Bispo da Igreja em Esmirna. Quando estava com 87 anos, em 155 d.C, ele sofreu o seu terrível martírio. Ele foi levado diante do Juíz para negar sua fé a fim de salvar  a vida, mas Policarpo permaneceu forte e corajoso diante daquela provação. O Procônsul tentou dissuadi-lo por causa da sua idade avançada pedindo que ele apenas queimasse incenso em homenagem ao Imperador, isto seria suficiente para absolvê-lo. Todavia, queimar incenso ao Imperador era um ato religioso e Policarpo não se curvou diante daquela proposta. Policarpo disse que durante os seus 87 anos de idade Cristo nunca havia falhado com ele, então como poderia agora blasfemar contra seu Salvador, Rei e Senhor. Por isso, ele foi amarrado como um carneiro em holocausto e os seus algozes acenderam a pira. A história do martírio de Policarpo é uma fonte de inspiração para enfrentarmos o sofrimento.



O cristão precisa ser forte e corajoso para lutar suas batalhas, mas isto exige fé em Deus. Em Deuteronômio 31.6-7, quando  Josué estava prestes a liderar Israel contra as Nações cananeias, Deus fez três promessas ao seu povo: [1] Deus prometeu estar presente nas batalhas: “O SENHOR, o seu Deus, vai com vocês”. Deus não prometeu tirar as batalhas, nem aliviar os conflitos, mas estar presente na hora da peleja. [2] Ele prometeu que nunca os deixaria e [3] nunca os abandonaria. Quem fez esta promessa é fiel e não muda. Quando o escritor de Hebreus quis encorajar os cristãos no primeiro século por causa das perseguições, então ele citou este texto e fez esta afirmação: “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre” [Hb 13:5-8].



Deus é poderoso para cumprir suas promessas, por isso, o cristão é exortado a se apegar com mais firmeza às verdades ouvidas e delas jamais se desviar [Hb 2.1-3]. Por isso, ter força e coragem é um sinônimo de fé, de confiança em Deus, pois devemos enfrentar as lutas na dependência do SENHOR porque temos sua palavra de que estará conosco, nunca nos deixará e nunca nos abandonará. Então, vamos conquistar nossas batalhas porque não estamos sozinhos, Deus está conosco!

pr. sebastião machado pr. thomas tronco

27 de novembro de 2015

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior Entendendo o temor do senhor