Meditação © Amplo Publications

30 de abril de 2015

Fracassos e Recomeços

Eu uso óculos desde os 15 anos e, graças a Deus por isso, porque as lentes que me ajudam a enxergar melhor. Sem elas minha visão fica totalmente ofuscada. Na vida espiritual não temos óculos para enxergar, mas penso que precisamos aprender a olhar a vida com os olhos de Deus. Por exemplo, para nós, um fracasso é o fim, como uma derrota. Mas, para Deus, os fracassos, são oportunidades para nós recomeçarmos, como a poda de uma árvore. O fracasso faz parte da natureza humana. É por isso que precisamos de Deus, para que Cristo manifeste sua abundante graça sobre nossa vida. Os nossos fracassos dão oportunidades precisosas para Deus trabalhar em nós construindo um caráter santo. Gostei do que li de uma psicóloga: “O fracasso nos fornece muita informação, nos conta onde erramos e quais os pontos devem ser aprimorados”

 

Quero convidá-lo a abrir sua Bíblia em Marcos 14.27-31. Vou oferecer três lições preciosas para sua vida cristã. Primeira, como discípulos falhamos terrivelmente com Deus [v.27]. Estamos a caminho, em processo de santificação, por isso haverá falhas. Preste atenção: O fracasso dos discípulos estava previsto por Deus. Jesus disse que estava escrito e, penso, foi permitido para impedir o orgulho deles. Deus conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó [Sl 103.14]. Deus não espera nada de nós. Ele já fez tudo para que fossemos salvos. Ele nos aceita não por causa dos nossos méritos, mas por causa dos méritos de Jesus Cristo [Mc 14.24].


Em segundo lugar, como discípulos sempre temos uma oportunidade de recomeço [v.28]. A morte de Jesus foi uma pedra de tropeço para os discípulos, eles não entenderam. Para eles foi o fim do ministério, a jornada acabou naquela sexta-feira na mesma hora em que os cordeiros da pásoca eram imolados, quando Jesus disse: Está consumado! Pai, nas tuas mãos entrego meu espírito! Para encorajá-los Jesus disse: “depois de ressuscitar” - Jesus apontou para sua vitória sobre a morte e fez uma promessa: “irei adiante de vocês”. Que maravilha! O pastor abandonado, ferido e ressuscitado, não desistiu das suas ovelhas, mesmo sabendo que elas iriam falhar com ele naquele momento crucial da sua vida.


Em terceiro lugar, como discípulos fazemos muitas promessas tolas e inatingíveis [vv.29-31]. Quando Jesus afirmou que eles iriam abandoná-lo, Pedro negou com uma fé inabalável, porém estúpida. Ele não ouviu a palavra dita por Jesus cf v.27. Às vezes a gente não ouve a Deus, mas nosso próprio instinto. A fé verdadeira deve descansar sobre a palavra de Deus. Jesus chegou a desenhar para Pedro: 1. ainda hoje; 2. esta noite; 3. antes que o galo gante; 4. três vezes me negará.  A atitude de auto-suficiência de Pedro e dos outros discípulos (v.31) só prova que eles não conheciam a tendência da natureza caída e corrompida. Eles confiaram na sua força - nós vamos vencer!

O que fazer diante do fracasso? Saiba que nada que acontece conosco, seja de bom ou de ruim,  pega Jesus de surpresa.  Ele sabe tudo de antemão. Nossos fracassos pessoais ou coletivos, por piores que sejam, não são motivo para abandonarmos o Senhor nem deixarmos de congregar. Quando você fracassar na fé lembre-se: Há um novo dia, uma nova oportunidade de recomeço, para quem se arrepende. Deus nunca desiste de nós, nós é que desistimos Dele. Cuidado com a síndrome de Pedro: Não pense de você nem mais nem menos do que convêm. Seja humilde e viva na dependência de Deus para estar e permanecer de pé nas lutas.


Pr. Sebastião Machado

 COMENTAR