Meditação © Amplo Publications

30 de junho de 2015

Deus e o Gênero

A Mídia deu ênfase nesta semana sobre a teologia de um grupo de mulheres na Igreja da Inglaterra, lideradas pela Bispa Libby Lane, que querem se referir a Deus como “Ela” e abandonar o uso da linguagem e imagens para descrever Deus como exclusivamente masculino na liturgia. O apoio para se referir a Deus como “Ela” e reescrever a liturgia oficial, está crescendo dentro da Igreja da Inglaterra após a seleção das primeiras mulheres bispas.  No meio artístico os cantores não perdem tempo. Pepeu Gomes, cantor baiano, tem uma música que diz: Ôu! Ôu! Ser um homem feminino - Não fere o meu lado masculino. Se Deus é menina e menino - Sou Masculino e Feminino.


Alguns textos bíblicos causam confusão na cabeça dos menos esclarecidos que não entendem as figuras de linguagem na Bíblia. Vejamos alguns: Em Dt 32:18 Moisés disse: “Vocês abandonaram a Rocha, que os gerou; vocês se esqueceram do Deus que os fez nascer” . Aqui Moisés repreendeu a Nação de Israel por ter abandonado a Deus. Ele já tinha dito em Dt 32.15: “Abandonou o Deus que o fez e rejeitou a Rocha, que é o seu Salvador. Rocha é uma figura de linguagem que significa proteção, salvação e amparo. Em Isaías 42:14 Deus disse: “Fiquei muito tempo em silêncio, e me contive, calado. Mas agora, como mulher em trabalho de parto, eu grito, gemo e respiro ofegante”. Observe que Deus não é comparado à mulher, mas ao seu grito de dor em trabalho de parto. O que o profeta afirma é que Deus romperá o silêncio e agirá para se revelar à nação e libertá-la da escravidão (Is 42.15-16). Em Lucas 15:8-10 as feministas alegam que Deus é comparado à mulher da parábola, mas não é esse o caso. O ponto em comum é a busca pelo que estava perdido: A moeda perdida e o homem perdido. Assim Lucas mostra que Deus veio ao mundo para buscar e achar o que se havia perdido (Lc 19.10). Por último as mulheres citam Mateus 23:37 quando Jesus disse: “Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das asas, mas vocês não quiseram”. Aqui também Deus não é comparado a galinha, mas ao cuidado da ave em cuidar dos seus pintinhos. Portanto, a figura de comparação é o constante cuidado de Deus sobre seu povo.


Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade . Deus se revelou como Pai e não como mãe. O texto bíblico destaca a importância teológica ao descrever o caráter de Deus como masculino. Primeiro, os nomes de Deus revelam seu caráter: Ele é Senhor, Rei, Juiz, Pai e Marido. Segundo, Ele se revelou em termos masculinos – os artigos, verbos e nomes são masculinos – Deus não nos autorizou pensar nele de outra forma; terceiro, o principal nome de Deus é SENHOR – que indica sua liderança e autoridade. Liderança e autoridade na Bíblia foram conferidas aos homens e, não, às mulheres; e, por último, Deus se relaciona com seu povo como MARIDO de Israel; e no NT Jesus é o NOIVO da Igreja.


Portanto, quando a Bíblia usa a figura “masculina” para descrever a Deus não é uma opressão machista contra a mulher. Na teologia bíblica, principalmente do NT, embora não seja dada para a mulher posição de liderança, a ela é conferida honra e dignidade. E, finalmente, para matar o assunto, o Senhor Jesus nos ensinou a orar assim: “Pai nosso que está nos céus...”.

pr. Sebastião Machado 

 COMENTAR