Meditação © Amplo Publications

30 de março de 2015

O Último Recurso

Marcos registra uma hsitória intrigante [Marcos 5.25-34] sobre uma certa mulher, que, havia doze anos vinha sofrendo de uma hemorragia. Eusébio, em História Eclesiástica - VII.18, diz que ela era de Cesaréia de Filipo. Tente imaginar tal sofrimento por 12 anos. A lei judaica exigia a separação desta mulher da vida religiosa e social. Ela não podia ir aos cultos, nem tocar nas pessoas, o marido poderia dar-lhe carta de divórcio. Além disso, podemos pensar na vergonha, no incômodo e na aflição daquela mulher.


O texto diz que ela “padecera muito sob o cuidado de vários médicos e gastara tudo o que tinha, mas, em vez de melhorar piorava”.  Quanta frustração! Procurou todos os recursos disponíveis, de consultório em consultório, fazendo exames aqui e acolá, mas sem nenhum resultado satisfatório e, o pior, gastou todo seu dinheiro em busca da cura.


Mas, houve um dia especial! Ela “ouviu falar sobre Jesus” e o seu coração já não era como antes, pois a voz do Espírito Santo lhe falou com docura. Havia um pensamento em sua mente: “se eu tão somente tocar em seu manto, ficarei curada”. A fé moveu esta mulher em direção a Jesus como seu último recurso na esperança da cura. A mulher veio por trás crendo que ao tocar em Jesus seria curada. Ele creu e foi em busca de Jesus. E, ao tocar nas vestes de Jesus aconteceu um milagre. Lembra do Centurião:  “Jesus manda com uma palavra e meu servo ficará curado”, a fé daquela mulher não exigia nenhuma palavra, mas apenas tocar em Jesus.


Um Deus poderoso usa uma fé sincera para resolver grandes problemas.  Marcos registrou que “imediatamente cessou sua hemorragia e ela sentiu em seu corpo que estava livre do seu sofrimento”. Algo extraordinário aconteceu! Tanto que Jesus percebeu dele saira poder. Então, ele perguntou: “quem me tocou?” Responderam os seus discípulos: Vês a multidão aglomerada ao teu redor e ainda perguntas: Quem tocou em mim Na mente dos discípulos só podia ser brincadeira de Jesus.  Muitos tocavam em Jesus, mas nem por isso foram curados.  


Que contraste impressionante é registrado por Marcos entre a multidão e a mulher. Todos tocavam em Jesus, mas só ela foi curada do seu mal. Muitos estavam próximos e esbaravam em Jesus, mas somente aquele mulher que tocou Jesus pela fé experimentou o seu poder curador e transformador.


Muitos pessoas procuram Jesus, mas sem experimentar o seu poder transformador e curador. Pare e pense nas palavras de Jesus: “Filha, a sua fé a curou! Vá em paz e fique livre do seu sofrimento”. Como tem sido sua busca por Jesus? A quem você se assemelha em sua adoração? Será que você é como aquela multidão “aglomerada ao redor de Jesus” ou como a mulher que aproveitou sua única oportunidade e, pela fé, tocou em Jesus?

 Pr. Sebastião Machado 

 COMENTAR