Meditação © Amplo Publications

31 de agosto de 2015

Conflitos da Vida: Inveja

Estamos aprendendo com o Qohelet que a vida sem Deus, debaixo do sol, é fútil, inútil e vazia.


Salomão percorreu vários caminhos para encontrar satisfação, mas não achou. Sua avaliação: “tudo é correr atrás do vento” e “não há proveito” [1.11]. Além disso, ele viu que a vida está cheia de opressão, opressores e oprimidos, que o homem não pode mudar o tempo, que os tribunais não fazem a justiça; e, que, os poderosos sempre levam vantagem sobre os fracos.


Hoje vamos aprender um pouco mais com Salomão. Eu quero abordar o tema: conflitos da vida. Você tem algum conflito? Porque as pessoas têm tantas dificuldades de convivência social? De onde surgem tantos conflitos?

 

Para Salomão os conflitos da vida surgem por causa da Inveja – 4.4. Ele fez uma análise social e “descobriu que todo trabalho e toda realização surgem da competição que existe entre as pessoas”. Todo trabalho e toda realização tem como fonte a competição ou inveja.  O que motiva as pessoas nesse mundo é o desejo de serem reconhecidas; A necessidade de serem respeitadas; e a vontade de serem admiradas: Todos são carentes por causa do pecado. Você sabe qual é a diferença entre ciúme e inveja? Ciúme é um sentimento de medo ou de egoísmo: Medo de perder o que se tem ou egoísmo em não compartilhar o que se tem; Inveja é um sentimento de tristeza pelo que o outro tem ou de alegria pelo insucesso do outro.


Em Gn 4.8 – por inveja Caim matou seu irmão, Abel; Em Gn 37 – por inveja os irmãos de José queriam mata-lo, mas depois o venderam como escravo; Em Nm 12 – por inveja Mirian e Arão se revoltaram contra Moisés; Em Fp 1.15 – por inveja de Paulo alguns estavam pregando o evangelho. O texto de Pv 14.30 traz um paralelismo antitético (contraste) para reforçar a mensagem sobre o perigo da inveja. Ali diz que “o coração em paz [cheio de contentamento] dá vida ao corpo, mas o coração invejoso [que deseja o que o outro tem] apodrece os ossos”.   Portanto, Salomão descobriu que os conflitos da vida surgem, em primeiro lugar, por causa da inveja ou da competição entre as pessoas.  


Todavia, para quem crê no Criador, a vida não é sem sentido. Tudo que somos e temos vem das mãos de Deus [2.24]; O tempo não é uma opressão, mas uma dádiva de Deus – há um plano [3.11]. Por isso precisamos alinhar nossa vida com a orientação do Criador e submetermo-nos à sua vontade e ao seu plano perfeito [3.14]. O que tem motivado você a fazer o que faz? Seu ministério ou seu trabalho é realizado com qual intenção: desejo de ser reconhecido e admirado ou promover a glória de Deus? Olhe para dentro do seu coração e responda!

pr. sebastião machado  Leia a Meditação Anterior pr. thomas tronco

28 de agosto de 2015

 COMENTAR

Leia a Meditação Anterior Como Prolongar a vida