Meditação © Amplo Publications

3 de junho de 2015

O Que Acontece Depois da Morte?

O músico José "Rico" Alves dos Santos, voz principal da dupla Milionário e José Rico, morreu na terça-feira (3/03/2015), aos 68 anos, no Hospital da Unimed de Americana, interior de São Paulo. De acordo com um comunicado divulgado pela assessoria de imprensa, a morte ocorreu às 14h18min por infarto do miocárdio.  Muitos dizem que ele está no “andar de cima” cantando suas modas de viola. Será? Você tem medo de morrer? Poucas pessoas conseguem falar sobre a morte com tranquilidade e confiança. O medo ocorre por causa do modo ou  pela falta de informação. Por exemplo, se você fosse mudar para outra cidade e não soubesse o que enfrentaria poderia ficar com medo. Por outro lado, se você soubesse que coisas ruins o esperariam, certamente que  mudaria seus planos, não é mesmo?


O escritor de Hebreus 9:27 ensina sobre o que nos espera depois da morte - “Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo”. Preste atenção, cada pessoa só morre uma vez. Este fato elimina a possibiliade de uma segunda chanche ou reencarnação. Toda pessoa que morre está destinada a enfrentar o juízo de Deus. O julgamento não se dará imediatamente após a morte, mas significa que a pessoa aguardará o julgamento. O que a Bíblia ensina sobre o pós-morte?


Jesus contou uma história sobre um homem que viveu provavelmente durante o tempo dEle. Ele mostrou o que aconteceu depois da morte do rico desconhecido e de Lázaro. Os judeus acreditavam que a prosperidade era sinal do favor de Deus e o acesso ao reino de Deus. Todavia Jesus mostrou que a riqueza pode se tornar um impecilho para entrar no reino de Deus porque a salvação não é conquistada por mérito, mas pelo favor de Deus oferecido ao pecador por meio da fé em Jesus Cristo.


As atitudes e ações que resultam do compromisso de fé com Jesus evidenciam a salvação. As boas obras não salvam, mas provam a salvação de uma pessoa. O estilo de vida e as atitudes do homem rico demostraram que ele não tinha frutos de salvação.  “Havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho fino, vivia no luxo todos os dias. Diante do seu portão fora deixado um mendigo chamado Lázaro, coberto de chagas, este ansiava comer o que caía da mesa do rico; até os cães vinham lamber suas feridas.  Chegou o dia em que o mendigo morreu, e os anjos o levaram para junto de Abraão. O rico também morreu e foi sepultado” [Lc 16.19-23].


Lázaro foi levado para junto do patriarca Abraão não porque era pobre, mas porque confiava em Deus. Por isso, ele foi para um lugar de descanso e conforto igual ao paraíso que Jesus prometeu ao ladrão perdoado (Lc 23:43).  Hoje, por causa da obra de Jesus, os que morrem em Cristo partem diretamente para estar na presença de Deus, é um “partir e estar com Cristo” [Fp 1.23]. Mas, o rico não foi para o mesmo lugar, pois Jesus disse que “no inferno, onde estava sendo atormentado, ele olhou para cima e viu Abraão de longe, com Lázaro ao seu lado.  Então, chamou-o: ‘Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda que Lázaro molhe a ponta do dedo na água e refresque a minha língua, porque estou sofrendo muito neste fogo” [Lc 16.23-24]. Observe que o homem rico foi para o inferno não porque era rico, mas porque não confiava em Deus. Jesus falou muitas vezes sobre o inferno como um lugar real (Mc 9:43-44; Lc 12:5; Mt 10:28; 11:23; 23:15, 33). Esse lugar era chamado pelos judeus de Sheol e pelos gregos de Hades, mas também é um lugar temporário. Esse é o lugar onde as pessoas sem fé em Cristo irão depois da morte aguardar o julgamento.  


Quem rejeita a Cristo como Salvador será julgado no Trono Branco [Ap 20.11-14] e será condenado para um lugar definitivo chamado de “lago de fogo” (Ap 20:15). Portanto, para finalizar nossa reflexão de hoje, pare e pense sobre como você tem conduzido sua vida. Depois da morte é céu ou inferno. Não haverá retorno, não haverá segunda chance, pois ou você vai para um lugar de descanso ou para um lugar de sofrimento aguardar o juízo de Deus. E isto é definitivo.

pr. Sebastião Machado 

 COMENTAR