Meditação © Amplo Publications

5 de fevereiro de 2015

Os Sonhos de Deus

Sonho, num sentido figurado, significa ilusão, fantasia, devaneio, utopia: ‘o sonho acabou’. Expressa também uma coisa vã, fútil, que se esvai: ‘a vida é um sonho’. Ainda exprime uma idéia acalentada, ideal: ‘o sonho da liberdade’. E, além disso, um desejo intenso e vivo.  Na teologia chamamos de antropopatia quando atribuímos a Deus sentimentos humanos. Daí a Bíblia falar que Deus se arrependeu, ou se irou e que ficou triste, etc. Mas, não se encontra na Bíblia nenhuma menção de que Deus sonhou. Eu, particularmente, entendo que Deus não sonha, pois “sonho” é um termo que indica uma vontade, um desejo ou aspiração de que algo aconteça, sem, contudo, se ter o poder para realizá-lo. Martin Luter King tinha um sonho – I have a dream! O meu sonho é ver o Botafogo ser campeão da Copa Libertadores.

 

Todavia, a visão bíblica sobre Deus é diferente. Ele é o Deus todo poderoso e soberano. Ele não sonhou, mas decretou tudo o que sua vontade desejou. O Salmo 11.3 diz que “o SENHOR está no seu santo templo; nos céus tem o SENHOR seu trono” e o Salmo 115.3 afirma que “no céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada”. E o NT, em Efésios 1.11, testemunha que “nele [Jesus], fomos feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade”. Jó teve que passar por uma experiência muito dura para compreender esta verdade: “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado” [Jó 42.2].


Hoje vejo uma teologia psicologizada invadir tanto as músicas como os púlpitos a fim de transmitir segurança, auto-estima e realização para as pessoas. Por isso, dizer que “Deus tem um sonho pra você!” ou chamar as pessoas para “sonhar os sonhos de Deus” é uma linguagem psicológica para levar as pessoas a se sentirem melhor. Mas, na verdade, “o sonho” que a maioria deseja não é o sonho de Deus, mas a cobiça da própria carne de ter prosperidade e sucesso material, aqui neste mundo.


A Bíblia fala sobre os propósitos de Deus que serão realizados. Por isso, Ele “age em todas as coisas para o bem dos que o amam” – a fim de levá-los “a se conformarem a imagem do seu Filho”; também fará com que seus eleitos se arrependam e conheçam a Cristo para salvação; enviará seu Filho pela segunda vez para desposar sua Noiva; transformará o corpo do cristão para ser igual ao corpo glorioso de Jesus; julgará Satanás e todos os incrédulos condenando-os para uma eternidade no lago de fogo;  fará um novo céu e uma nova terra onde habita justiça para todos os que confiam em sua palavra. São com estas verdades reveladas que todo cristão deveria sonhar.


Portanto qual é o “sonho” [entenda-se propósito] que Deus tem para mim ou para você? Não é de nos tornar ricos, felizes, bem sucedidos, cheios de saúde, etc. Mas, nos conformar à imagem do Senhor Jesus para que sejamos como ele. E, neste propósito, Deus pode sacrificar nosso conforto, saúde e conduzir-nos por caminhos bem diferentes daqueles que, na nossa compreensão, imaginamos não serem bons. Mas, são nesses momentos que precisamos nos lembrar do que o profeta Isaías disse – Isaías 55.7-9. Eu poderia até afirmar que Deus tem um plano maravilhoso para você. Mas, também é perigoso porque você pode compreender o “maravilhoso” da sua perspectiva carnal e material. E, quem sabe esse plano maravilhoso de Deus para você seja árduo, difícil e atribulado a fim de levá-lo à maturidade e santidade. Entendeu? Eu não consigo enxergar como Deus. Eu vejo apenas parte, etapa por etapa, quadro a quadro. Contudo, Deus contempla o todo e tem uma visão geral do processo. “Aquele que começou boa obra em vós, há de completá-la até o dia de Cristo Jesus”.

pr. sebastião machado

 COMENTAR