Meditação © Amplo Publications

5 de março de 2015

O Deus Que se Manifesta

Assim Moisés e Arão entraram na Tenda do Encontro. Quando saíram, abençoaram o povo; e a glória do SENHOR apareceu a todos eles. Saiu fogo da presença do SENHOR e consumiu o holocausto e as porções de gordura sobre o altar. E, quando todo o povo viu isso, gritou de alegria e prostrou-se com o rosto em terra. Levítico 9.23-24.


Moisés deixou registrado os detalhes da ordenação de Arão e seus filhos, em Levítico 8 e 9. Para Israel que acabara de sair do Egito foi uma cerimônia encantadora, pois agora, através do Sumo Sacerdote eles podiam se achegar a Deus, o SENHOR. O clímax do culto foi quando Deus se manifestou de forma visível através do fogo que, juntamente com o fogo do altar, consumiu o holocausto. O ponto aqui é que Deus aceitou das mãos do sacerdote Arão os sacrifícios e as ofertas que ele apresentou em favor de si mesmo e do povo [Lv 9.7]. A reação dos israelitas ao ver a manifestação de Deus foi um misto de pavor, temor e tremor. Moisés registrou que o povo “viu isso”, e, “gritou de alegria e se prostrou com o rosto em terra”.


Você já teve aquela impressão de que Deus, no VT, estava mais ativo e mais próximo do seu povo do que nos dias atuais? Parece que Deus deu provas contundentes da sua existência e interviu de forma visível aprovando ou reprovando os atos do seu povo. Por isso, sofro uma tentação de querer “ver” Deus se manifestar hoje, da mesma forma que ele agiu no passado.


Entretanto, tomo alento na palavra, pois a fé verdadeira descansa no que foi registrado [Rm 15.4]. Jesus falou para Tomé que bem-aventurados são os que não viram e creram [Jo 20.29]. Paulo também disse que o cristão não fixa os olhos naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno [2 Co 4.18], e, ainda, está escrito que “a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo” [Rm 10.17].


Então, hoje pela manhã, quero convidá-lo a agradecer a Deus porque temos a sua palavra e isso nos basta. O nosso Deus é um Deus que se manifeta, dia a dia, embora não “vejamos” mais o seu fogo! O Senhor preserva este mundo com sua palavra [Hb 1.3]; ele prometeu estar conosco todos os dias [Mt 28.20, Jo 16.17] e trabalha incansavelmente para completar a boa obra que começou na minha e na sua vida [Fp 1.6]. Louvado seja o nome do SENHOR!

por Pr. Sebastião Machado 

 COMENTAR