Meditação © Amplo Publications

6 de abril de 2015

Seja Um Exemplo de Pureza Verbal

“Em tudo isso Jó não pecou com seus lábios”  


Tiago 3.10 constata que “da mesma boca procedem bênção e maldição”, por isso, exorta os cristãos dizendo: “Meus irmãos, não pode ser assim!”


Há situações que tentam nos fazer perder a calma. São fechadas no trânsito, alguém que leva vantagem cortando a fila, uma canelada no futebol, uma discussão, etc. Se você já passou por alguma injustiça sabe que não é fácil ficar calado. Quando o nosso direito é negado ou nossa vez é roubada temos a tendência de ficar irritados e pecar com nossos lábios. Você já perdeu a calma em momentos de dificuldade e desandou a injuriar? Com certeza isso já aconteceu, não é mesmo?


Jó é um incentivo para nós de que é possível enfrentar uma situação de injustiça, e, ainda assim, permanecer sem pecar, permanecendo com os lábios puros. Depois de tudo que ele sofreu, inclusive perdendo sua saúde, somos informados de que ele não injuriou nem xingou e nem mesmo blasfemou contra Deus. O ensino da Bíblia diz: “Não saia da sua boca nenhuma palavra torpe, mas somente aquela que for boa para edificação” (Ef. 4:29).


Veja que contraste marcante: “nenhuma palavra torpe versus somente a que for boa para edificação”. Que grande desafio temos! Como cristãos devemos possuir uma fala que impressiona os descrentes. Assim exortou o apóstolo aos cristãos de Filipos: “Façam tudo sem queixas nem discussões, para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo” (Fl 2.14-15).


Ser um exemplo de pureza verbal é o que se espera de um cristão autêntico. Quem faz uso de uma boa palavra desfruta benefícios pessoais e sociais. E o mais importante é que sua vida glorificará a Deus. “As palavras agradáveis são como o favo de mel, são doces para a alma e trazem cura para os ossos” (Pv 16:24). Assim sendo, Deus abençoe nossos lábios.


Pr. Sebastião Machado

 COMENTAR