Meditação © Amplo Publications

6 de janeiro de 2015

Consagrando Toda a Minha Vida a Deus

Hoje vamos meditar na última parte da exortação do profeta Jeremias 8.6 – NVI, “Eu ouvi com atenção, mas [1]eles não dizem o que é certo. [2] Ninguém se arrepende de sua maldade e diz: ‘O que foi que eu fiz?’ [3] Cada um se desvia e segue seu próprio curso, como um cavalo que se lança com ímpeto na batalha”. Nesta parte o profeta destaca a última atitude má dos judeus. Jeremias disse que seu povo, o povo do SENHOR, era semelhante aos cavalos que marchavam impetuosamente para a batalha.


Acredito que o profeta está exortando o povo a refletir sobre suas escolhas. Ele pegou pesado! Comparando o povo aos cavalos no ímpeto da batalha ele acusa o povo pela falta de bom senso. Porque, conforme somos informados “cada israelita se desviava do caminho de Deus e seguia seu próprio curso”. Jeremias disse que até os pássaros sabem quando migrar e voltar (Jr 8.9), mas não o povo de Deus. Este se desviou para tão longe do SENHOR que não se importava com os resultados, ou seja, com as conseqüências das suas atitudes e das ações tomadas.


Amados a Bíblia é clara ao exortar os cristãos nestes termos: “Não se deixem enganar; de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá” [Gl 6.7]. Há uma lei da semeadura e ninguém que planta abacaxi colhe maçãs. Por isso, precisamos dedicar nossa vida para Deus de forma completa, agindo com prudência, atentando para as escolhas que fazemos e não sendo inconseqüentes como o foram os judeus no passado.


Ainda bem que o nosso Deus é compassivo, está sempre pronto a perdoar e a nos dar neste novo ano, um recomeço. Ele nos convoca a pedir sabedoria: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz” [Tiago 1.5-8].


Deus nunca desistirá de nós, Ele nos ama, e, em sua Palavra está escrito que “o firme fundamento de Deus permanece inabalável e selado com esta inscrição: ‘O SENHOR conhece quem lhe pertence’. Aleluia! Todavia, traz a seguinte exortação aos que pertencem ao Senhor: “Afaste-se da iniqüidade todo aquele que confessa o nome do SENHOR. Se alguém se purificar dessas coisas [erradas], será vaso para honra, santificado, útil para o SENHOR e preparado para toda boa obra” [II Tm 2.19-26].


Ao findar o ano de 2014, convido você a viver neste novo ano, uma vida nova!  Pense no que você fará em 2015 “para que as pessoas vejam as suas boas obras e glorifiquem a Deus, nosso Pai, que está nos céus” [Mt 5.16]. Mas, saiba de uma coisa. Nada mudará em sua vida se você não tiver um propósito firme e uma atitude santa. Você precisa consagrar a Deus seus lábios, seus pés para ter uma conduta santa, sua consciência para ser sensível ao Espírito Santo, e, finalmente, o seu coração para se arrepender das más ações, e não ser como um animal irracional que age sem pensar nas conseqüências. Que assim seja! Deus abençoe a todos nós!

 Pr. Sebastião Machado 

 COMENTAR