Meditação © Amplo Publications

6 de março de 2015

Não Brinque Com Deus

“Saiu fogo da presença do SENHOR e consumiu Nadabe e Abiú”.



Tive um professor que dizia ser a desobediência o maior problema dos cristãos e não a falta de conhecimento, por isso afirmava que nossa maior dificuldade não é com o que não sabemos, mas com o que sabemos e esquecemos. Por causa disso, ele nos exortava a obedecer o que já sabíamos ser a vontade de Deus. Tenho procurado motivar a igreja com o mesmo princípio. Nossa responsabilidade é confiar no que Deus deixou para nós em sua palavra e procurar obedecê-lo.



Em Levítico 9, Israel e, principalmente, os sacerdotes receberam muitas informações acerca do culto. Levítico 9.6 diz que “a comunidade inteira aproximou-se e ficou em pé perante o SENHOR. Disse-lhes Moisés: ‘Foi isso que o SENHOR ordenou que façam, para que a glória do SENHOR apareça a vocês’”. E, a partir daquele momento, os sacrifícios foram apresentados “conforme o SENHOR ordenou” [9.7]; “conforme o SENHOR tinha ordenado a Moisés” [9.10]; “apresentou o holocausto e ofereceu-o conforme fora prescrito” [9.16]; Arão moveu...como gesto ritual de apresentação, conforme Moisés tinha ordenado” [9.21]. Por isso, quando Moisés e Arão saíram da Tenda do Encontro e abençoaram o povo; a glória do SENHOR apareceu a todos eles. Deus cumpriu sua palavra manifestando sua glória a todo o israel porque eles fizeram tudo conforme havia sido ensinado.



Porém, Levítico 10 começa de forma assustadora. Nadabe e Abiú, os filhos de Arão, foram fulminados no culto quando vieram apresentar sacrifícios a Deus. O texto diz que “eles trouxeram fogo profano perante o SENHOR, sem que tivessem sido autorizados” [10.1]. Eles tinham conhecimento, todavia fizeram algo que não estava prescrito. Não há conseno entre os estudiosos sobre o que significa “fogo profano” (“brasas vivas estranhas” no original). Mas, ao meu ver, o ensino é prático. Com Deus não se brinca. Ninguém pode se aproximar de Deus como quer nem da maneira que acha ser certo. Por isso, Deus disse a Moisés: “Aos que de mim se aproximam santo me mostrarei; à vista de todo o povo gorificado serei” [10.3].



E você, como tem se aproximado de Deus? Jesus disse para Tomé e também para nós, “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” . Portanto, aproxime-se de Deus do jeito certo, pela fé através de Jesus, porque só ele é “capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles” [Hb 7.25]. Não se aproxime de Deus pelas obras nem do jeito que você acha ser certo, mas obedeça a prescrição de Deus, “pois o nosso Deus é fogo consumidor”.

por Pr. Sebastião Machado 

 COMENTAR