Meditação © Amplo Publications

8 de junho de 2015

A Oportunidade de Salvação é Agora!

Anteriomente vimos que o homem rico tinha uma vida consciente depois da morte. Então, as almas não dormem durante o intervalo entre a morte e o julgamento, mas ficam conscientes porque a existência continua. No inferno o homem rico estava em sofrimento por causa do fogo. A angústia daquele homem era tanta que ele suplicou que Lázaro molhasse o dedo para refrescá-lo. “Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembre-se de que durante a sua vida você recebeu coisas boas [mas, não se importou com Deus nem com Lázaro], enquanto Lázaro recebeu coisas más. Agora, porém, ele está sendo consolado aqui e você está em sofrimento. E além disso, entre vocês e nós há um abismo, de forma que os que desejam passar do nosso lado para o seu, ou do seu lado para o nosso, não podem’” [Lc 16.25-26].


Entenda que não haverá misericórdia depois da morte para escapar do tormento. A graça e a misericórdia de Deus são oferecidas aqui e agora para todos os pecadores. Portanto, este ensino de Jesus invalida a prática de missas, velas e orações em favor dos mortos. Depois da morte a condição da pessoa é definitiva e não poderá ser mudada.  O homem rico não teve uma segunda chance porque havia um abismo impedindo ele e os outros de passarem para junto de Abraão, e nem os que estavam junto de Abraão podiam passar para o outro lado para ajudar.


Quando o homem rico ouviu sobre a impossibilidade de ajuda para ele, então mudou o foco da sua súplica. “Ele respondeu:  ‘Então eu te suplico, pai: manda Lázaro ir à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos. Deixa que ele os avise, a fim de que eles não venham também para este lugar de tormento’” [Lc 16.27-28]. Ele clamou para que Abraão enviasse Lázaro à sua casa paterna para que seus irmãos ouvissem sobre aquele lugar terrível. Mas, respondeu Abraão:  ‘Eles têm Moisés e os profetas; que os ouçam’. ‘Não, pai Abraão’, disse ele, ‘mas se alguém dentre os mortos fosse até eles, eles se arrependeriam’. Abraão respondeu: ‘Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos’”[Lc 16.29-31].


Abraão falou para ele que a única maneira de alguém evitar o inferno é ouvir Moisés e os Profetas que para os judeus era o Velho Testamento. Isto significa ouvir e crer na mensagem da Bíblia. A Palavra de Deus mostra como podemos ir para o céu. O homem rico falou que seus irmãos precisavam de mais provas para se arrepender, e sugeriu que Lázaro voltasse dos mortos para avisá-los. Mas, Abraão reafirmou que precisavam somente da Bíblia para entender a mensagem de salvação.


Certa vez os judeus perguntaram para Jesus “O que precisamos fazer para realizar as obras que Deus requer?” Eles queriam saber que boas obras deveriam fazer para agradar a Deus.  Jesus respondeu:  “A obra de  Deus é esta, crer naquele que ele enviou”. Portanto, fazer a vontade de Deus significa que devemos crer em Jesus Cristo, o Filho que Deus enviou ao mundo! Não há nada que uma pessoa possa fazer para escapar do inferno e merecer a vida eterna porque só Deus pode dar. O único caminho para vida eterna é crer em Jesus Cristo, o Salvador.  Crer em Jesus não é algo que se faz para merecer a vida, mas é abrir o coração para receber o perdão de Deus confiando unicamente em Jesus como Salvador.

pr. Sebastião Machado 

 COMENTAR