Lembra-te do Teu Criador escrito por 11 de fevereiro de 2015


“De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação”. Romanos 13.2


Li algumas reportagens sobre a situação do traficante brasileiro preso na Indonésia que estava condenado à morte. Marcos Archer foi aprisionado em 2004 após tentar entrar na Indonésia com 13 quilos de cocaína escondidos nos tubos de uma asa delta. A droga foi descoberta pelo raios-X do Aeroporto Internacional de Jacarta.


O Palácio do Planalto, tanto na voz do ex-presidente Lula como da atual presidente, fez inúmeros pedidos de clemência ao presidente da Indonésia em favor do brasileiro. A presidente Dilma Rousseff telefonou na sexta-feira [16/01/2015] para o presidente Joko Widodo para fazer um apelo pessoal em favor de Archer, mas ouviu um ‘não’ como resposta. O governo brasileiro também pediu que o papa Francisco intercedesse e, em uma derradeira tentativa de dissuadir o governo indonésio, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao chefe do Ministério Público local uma solicitação de adiamento da execução. Várias organizações internacionais de defesa dos direitos humanos também se manifestaram contra a decisão da Indonésia.


Em entrevista a um jornal o brasileiro desabafou, “Meu sonho é sair daqui, voltar para o Brasil e expor meu problema para os jovens que estão pensando em se envolver com drogas (...) Quero voltar para o meu país, pedir perdão a toda a minha nação e ensinar para os jovens que a droga só leva a dois caminhos: ou à prisão ou à morte”.  


Se o arrependimento de Marcos foi genuíno não sabemos, mas o escritor de Hebreus adverte os cristãos para buscar uma vida de paz e pureza antes que seja tarde demais. Ele diz “não haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura. Pois sabeis também que, posteriormente, querendo herdar a bênção, foi rejeitado, pois não achou lugar de arrependimento, embora, com lágrimas, o tivesse buscado [Hb 12.16-17].


Infelizmente, muitos choram sobre o leite derramado. Archer era um contraventor e, por causa do seu tráfico de drogas, muitas famílias sentiram a destruição dos seus filhos. Ele resistiu à ordenação de Deus e, segundo o texto bíblico, trouxe condenação sobre si mesmo sendo executado no dia 18 de janeiro de 2015.

Home

pr. Sebastião machado 

COMENTAR