A Importância do Cristão escrito por 12 de novembro de 2014

A importância de cada cristão no Corpo de Cristo

“Assim, há muitos membros, mas um só corpo”

 

Pessoas não são objetos descartáveis. A Bíblia declara o amor de Deus por pessoas, ao afirmar que, “Deus tanto amou o mundo (as pessoas) que deu o seu Filho Unigênito para que todo (cada pessoa) o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. De fato foi Deus que “dispôs cada um dos membros no corpo”, a isto chamamos de soberania. Portanto Deus estruturou a igreja segundo a sua vontade para que os membros tenham igual cuidado uns pelos outros.

 

Um dos grandes problemas com a igreja é a insatisfação de cada membro com o seu papel no corpo. Parece haver um descontentamento geral de cada cristão como membro no corpo de Cristo. Pelo menos, isto é o que percebemos dos cristãos de Corinto. Paulo usa a unidade do corpo para ensinar a importância de cada cristão no corpo de Cristo. Ele sugere uma situação irônica, um suposto diálogo entre os membros do corpo, em que o pé diz: “porque não sou mão, não pertenço ao corpo” e o ouvido diz: “porque não sou olho, não pertenço ao corpo” [I Co 12:15]. O pé parece ter inveja das mãos e, por isso, se desvaloriza como pé, os ouvidos também não estão nada satisfeitos em escutar, mas desejam ver e, assim, o apóstolo poderia levar a efeito a reclamação de cada parte insatisfeita do corpo.


Imagine o que aconteceria com o seu corpo se não tivessem os pés nem os ouvidos? Sem os pés você perderia a liberdade de ir e vir, de praticar esportes e de se locomover. Suas mãos ficariam limitadas tendo que agir por elas e pelos pés. Temos uma irmã que anda com o auxílio de muletas. Ela sofre com isso! Da mesma forma sem os ouvidos você não poderia ouvir belas músicas nem uma declaração de amor.


Por acaso você já se sentiu como o pé ou como o ouvido, sem valor e sem utilidade? Esta tendência de olhar para o outro e de achar que ele é mais importante é um mal contra si mesmo e contra o Criador que colocou cada membro no seu devido lugar. O apóstolo pergunta aos coríntios “se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?” O salmista adorou a Deus dizendo: “Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção” [Sl 139:14].


Agradeça a Deus por ser quem você é, e por ter o papel que você tem no corpo de Cristo. Não sinta inveja dos outros membros nem ache que eles têm uma importância maior que a sua. Pelo contrário, creia que foi “Deus [quem] estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta”, isto é uma grande evidência do amor divino por você. Por isso, levante-se neste dia e, com seus dons e habilidades, sirva ao Senhor de todo o seu coração porque você tem importância no corpo de Cristo.

Home

COMENTAR

pr. sebastião Machado