Três Demandas escrito por 13 de fevereiro de 2015

Na terça-feira, 20/01, as redes sociais foram tomadas por diversos comentários que surgiram após o portal de notícias da Record ter publicado uma notícia que criticava o corpo da apresentadora Fernanda Gentil (28) clicada na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A coordenadora do site, Elaine Rosa, após perceber que a matéria teve uma repercussão negativa, procurou se desculpar formalmente com a jornalista da Globo que assumiu estar grávida do seu primeiro filho.  Fernanda Gentil aceitou o pedido de desculpas e aproveitou para dar uma alfinetada em todos aqueles que se preocupam com temas irrelevantes.


As mulheres estão sob pressão. Seja na rua, no mar ou no lar elas não estão livres de lentes e olhares críticos. A Mídia ditou um padrão de beleza para o corpo feminino e pega pesado com aquelas que estão fora do peso perfeito. Por causa da forte propaganda sobre a utopia do corpo ninguém está satisfeito com aquilo que é nem com o que os outros são.

Na Igreja não é diferente. As mulheres vivem a mesma pressão e as nossas jovens já sonham com a primeira lipoaspiração e com alguns volumes a mais nos seios ou com uma turbinada no bumbum. Por causa da mentira sobre a beleza ideal a maioria das mulheres vive uma crise existencial. À luz desta pressão sobre o corpo perfeito há três demandas que precisam ser consideradas. A primeira é que você pode ser o que você quer ser, mas esta atitude pode gerar egoísmo. A segunda é que você pode ser o que os outros querem que você seja, mas você não será livre, pois ficará escrava daqueles que sempre criticam tudo. Todavia, há uma terceira e libertadora demanda que é ser o que Deus planejou que você seja.


O caráter deve estar acima do corpo assim como o conteúdo é melhor que o rótulo. O apóstolo Pedro tem um sábio conselho para as mulheres tirarem o foco da pressão do exterior e concentrar no que é essencial. Ele diz que “a beleza de vocês [mulheres] não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus” [1 Pedro 3:3-4].


Observe a ênfase do ensino bíblico, pois aquilo que “tem grande valor para Deus” é totalmente o oposto do destaque da TV, da Mídia ou da Moda. Então, tanto eu como você precisamos tomar uma decisão sobre onde queremos firmar nossos valores. Pode até ser no que eu ou no que os outros consideram ser importante; mas para viver livre e feliz preciso ouvir o que Deus, o Criador, diz que é o mais importante para mim. Descobrir e descansar sobre a  verdade de Deus é um refúgio não só para esta vida no presente, mas para toda a eternidade.

Home

pr. Sebastião machado 

COMENTAR