Não Há Pessoas Inúteis na Igreja escrito por 13 de novembro de 2014

A igreja de Corinto devia ser muito difícil de pastorear. Havia divisões dos membros em torno de alguns líderes e muitas desordens que comprometiam a unidade da igreja. A união daqueles irmãos estava ameaçada pela diversidade cultural entre “judeus e gentios” e, social, entre “escravos e livres”. Havia também uma insatisfação ou descontentamento dos membros pelo que representavam no contexto do corpo de Cristo. Todavia, um dos piores problemas que aqueles cristãos enfrentavam era o desprezo de uns pelos outros.


O escritor de Provérbios diz que “o homem que despreza o seu próximo é falto de senso” [Pv 11:12] e, em outro lugar afirma que “quem zomba dos pobres mostra desprezo pelo Criador deles” [Pv 17:5]. O apóstolo detectou este pecado na vida dos cristãos de Corinto.  Por isso, tomando o corpo como exemplo didático ele disse: “o olho não pode dizer à mão: ‘Não preciso de você!’ Nem a cabeça pode dizer aos pés: ‘Não preciso de vocês!’” [ I Co 12:21]. Paulo tocou na ferida! Ninguém na igreja pode olhar para o outro e dizer: “Você é inútil!” nem dizer: “Você não faz falta!”. Nenhum cristão tem o direito de desprezar um irmão por mais insignificante que ele possa parecer aos olhos humanos.


Os cientistas evolutivos dizem que no corpo humano há alguns órgãos vestigiais.   Um órgão vestigial é considerado obsoleto, sem valor, para o corpo humano. Para os ateus a evolução tirou a utilidade destes órgãos que estão no corpo, mas sem função útil. Dentre estes órgãos catalogados como inúteis está o apêndice. Todavia pesquisas apontam que o apêndice é muito importante para o corpo humano, pois ele possui grande quantidade de tecido linfóide, importante para atuar como defesa contra infecções locais. 


Todos os cristãos são úteis e são interdependentes na igreja, o corpo de Cristo. Um membro, crente em Jesus, precisa ser humilde para reconhecer sua dependência dos outros membros e vice-versa. Deus é sábio. Ele planejou tudo conforme a sua vontade. Por isso, quando um cristão despreza outro está sendo um aliado de Satanás contra a unidade da igreja.


Você já ouviu sobre a estória do pote rachado? É um conto pertinente para refletir a fim de que cada um de nós aprenda a lidar com os próprios defeitos e a respeitar as falhas alheias. De uma forma geral todos nós “somos potes rachados”. Porém, Deus, o Criador que nos fez sabe disso e pode nos usar apesar dos nossos defeitos para embelezar o seu jardim. Nunca devemos ter medo dos nossos defeitos e nem podemos desprezar os outros por suas falhas.


 Procure se lembrar que “os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis” [I Co 12:22]. Por isso, não seja árbitro julgando e desprezando um irmão. Seja compreensivo com as falhas dos outros e busque aprender com seus irmãos que compõem o corpo de Cristo. Cada cristão, pela graça de Deus, tem algo a oferecer para o corpo. “Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo” [I Co 12:27].

Home

COMENTAR

pr. sebastião Machado